Durée  9 hours 50 minutes

Coordonnées 2146

Publié 16 août 2017

Recorded août 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
2 221 m
1 330 m
0
4,8
9,5
19,02 km

Vu 2461 fois, téléchargé 151 fois

près de Trient, Canton du Valais (Switzerland)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Tour du Mont Blanc (TMB) é um trekking que cobre uma distância de aproximadamente 170Km e com 10.000m de desnível acumulado. Falamos de uma experiência para recordar ao longo da vida… de um dos percursos mais belos e icónicos do mundo! De acordo com a National Geographic é uma viagem imperdível e que deve ser feita pelo menos uma vez na vida… Durante nove dias desfrutamos de paisagens magníficas e da grandeza deste local ímpar: paisagens de montanha, lagos, glaciares e os picos mais míticos desta emblemática cordilheira.

O TMB, percurso de tipologia circular, foi realizado de 29 de Julho a 6 de Agosto de 2017. Saindo de Les Houches (Chamonix), contornamos a totalidade do maciço do Monte Branco, passando por França, Itália e Suíça. As pernoitas foram realizadas em refúgios de montanha e parques de campismo.



8ª ETAPA TOUR DU MONT BLANC : TRIENT / CAMPING DU PEUTY - REFUGE DE LA FLEGERE

Oitava etapa do TMB com início em Peuty (Alt. 1326m) onde pernoitamos numa zona destinada a campismo, pertencente à Administration Communale de Trient, com alguns apoios básicos: wc, fonte e alpendre com mesas. Esta etapa tem uma variante por Col de Montets (Trient - Vallorcine - Buet - Col des Montets - Tré-le-Champ), nós optamos pelo traçado original do TMB (Trient - Peuty - Col de la Balme - Col des Posettes - Tré-le- Champ). Como todos os dias, para não perder o hábito, iniciamos a jornada a subir acima dos 2000 metros, desta vez o objetivo era o Col de Balme (Alt. 2191m) que faz fronteira entre Suiça e França. A subida faz-se por caminho ingreme em ziguezague que atravessa a parte arborizada do vale, depois o caminho suaviza ligeiramente ao sair do bosque, passa por Les Herbagères (Alt. 2036m) e continua num troço de terra que culmina no Col de Balme (Alt. 2191m). Desde este local as panorâmicas são magníficas: Aiguilles Dorées, Aiguille Verte, Les Droites, Aiguilles de Possets e Maciço du Mont Blanc. Paragem para o reforço da manhã. Neste local existe outra variante por Le Tour (Col de Balme - Chalet de Charamillon - Tour - Montroc - Tré-le-Champ), nós uma vez mais fomos fieis ao traçado original do TMB e seguimos por Col de Posettes (Col de la Balme - Col des Posettes – Tré Le Champ). Agora começamos a descer até Col de Posettes (Alt. 1997m) para voltar a subir até Aiguillettes des Posettes (Alt. 2201m) magnifica panorâmica de toda a cordilheira do Monte Branco. Desde este ponto voltamos a descer acentuadamente até Tré-Le-Champ, fustigando uma vez mais os joelhos com o peso da mochila de autonomia, mas lá nos aguentamos! Sem passar pelo centro de Tré-Le-Champ, atravessamos a movimentada estrada e voltamos a entrar numa densa floresta onde aproveitamos as suas sombras para realizar a pausa do almoço. Retomamos caminho novamente a subir acentuadamente até L`Aiguillette D`Argentiére (Alt.1893m) onde paramos algum tempo para apreciar a escalada da “Aiguillette” por vários escaladores no local. Continuamos o TMB, agora vencemos o forte desnível através de alguns lanços de escada metálica fixa à parede rochosa para alcançar Tête Aux Vents (Alt. 2150m). Aqui existe uma variante que passa pelo Lac Blanc, nós uma vez mais mantivemos o traçado original do TMB e seguimos os três quilómetros finais até La Flégère (Alt. 1877m) pelo caminho que passa por Chalet des Cheserys (Alt. 1998m), por La Chavanne onde já avistamos o Téléférique de La Flégère, o Refuge de La Flégère, local escolhido para a pernoita da jornada, localiza-se por de trás do teleférico.

FICHA TÉCNICA DA JORNADA
Data de realização: 5 Agosto 2017
Inicio: Trient (Camping du Peuty)
Fim: Refuge de La Flégère
Percurso: Peuty - Col de la Balme - Col des Posettes - Tré Le Champ - La Flégère
Extensão: 19 km
Marcha efetiva: 5:40 horas
Panorâmicas: em COL DE BALME vistas de Aiguilles Dorées, Aiguille Verte, Les Droites, Aiguilles de Possets e Maciço du Mont Blanc ; em TRE-LE-CHAMP vista da Aiguillette d'Argentière
Alojamento: Refuge de La Flégère

AS ETAPAS
1/9 TMB: LES HOUCHES(F) - LES CONTAMINES / CAMPING LE PONTET (F)
2/9 TMB: CAMPING LE PONTET (F) - REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F)
3/9 TMB: REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F) - RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I)
4/9 TMB: RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I) - RIFUGIO G. BERTONE (I)
5/9 TMB: RIFUGIO G. BERTONE (I) - RIFUGIO ELENA (I)
6/9 TMB: RIFUGIO ELENA (I) - CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH)
7/9 TMB: CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH) - TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH)
8/9 TMB: TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH) - REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F)
9/9 TMB: REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F) - LES HOUCHES (F)

TRILHA COMPLETA DO TMB
TOUR DU MONT-BLANC COMPLETO POR FENÊTRE D`ARPETTE

SITE OFICIAL
www.autourdumontblanc.com
Waypoint

8ºDAY CAMPING DU PEUTY - REFUGE DE LA FLEGÉRÈ

Waypoint

FONTE

Waypoint

LES HERBAGÊRES (Alt. 2036M)

Waypoint

COL DE BALME (Alt. 2191M)

Waypoint

COL DES POSETTES (Alt. 1997M)

Waypoint

AIGUILLETTE DES POSETTES (Alt. 2201M)

Waypoint

AIGUILLETTE DE ARGENTIERE (Alt. 1893M)

Waypoint

TÊTE AUX VENTS (Alt. 2150M)

Waypoint

CHALET DES CHÊSERYS (Alt. 1998M)

Waypoint

LA FLÉGÊRE (Alt. 1877M)

Waypoint

REFUGE DE LA FLÉGÊRE (Alt. 1899M)

1 comment

You can or this trail