Durée  4 hours 41 minutes

3,4
6,8

Vu 15108 fois, téléchargé 392 fois

près de Várzea da Ovelha e Aliviada, Porto (Portugal)

''Aldeias e margens do rio Ovelha'' é uma pequena rota circular de, aproximadamente 14 Km, criada a pensar no amante da natureza que pretende palmilhar as margens do rio de forma tranquila, apreciando o património riquíssimo de fauna e flora da sua envolvente. A rota, como o próprio nome indica, tem como grande protagonista o rio Ovelha e parte das belas terras banhadas por ele.

Esta é uma rota circular que tem o seu início e fim na sede de freguesia de Várzea de Ovelha, Aliviada e Folhada, e ao longo dos seus pouco mais de 13 km, vamos descobrir a freguesia e parte das terras limítrofes de Amarante.

A rota tem inúmeros exemplos de vegetação típica ribeirinha, castanheiros, nogueiras, carvalhos frondosos, pinheiros e outras espécies, como a videira, sempre com a presença do Rio Ovelha ou um de seus afluentes e as várias cascatas que embelezam o passeio.
Ponto culminante é a chegada à Ponte do Arco, de tempos medievais, com um único arco sobre as águas do rio Ovelha.

O trilho já apresenta alguma vegetação que brevemente deixará a rota pouco transitável.

Ficha técnica
Nome: ''Aldeias e margens do rio Ovelha''
Extensão: cerca de 13,7 Km
Tipo de percurso: circular, de pequena rota
Âmbito: natural, paisagístico e histórico
Duração: 4 a 5h

MOINHO

15 commentaires

• marcroov 3 mai 2015

Nice route, but some difficulties due to the plants.

• Photo de Phylophysis

Phylophysis 24 oct. 2016

Excelente informação (como é habitual)! ;)

• Photo de Ricardo Teles

Ricardo Teles 2 nov. 2018

I have followed this trail  vérifié  View more

Muito bonito ;)

Caminhantes 2 nov. 2018

Obrigado pelo comentário e avaliação Ricardo Teles.
    Boas caminhadas.

• FatiGomes 9 sept. 2019

Péssima escolha. Muito perigoso!
    Este percurso está completamente abandonado. As marcas estão escondidas e tem imensa vegetação que em alguns sitios não se destingue o que é caminho e o que é percurso. Tem arvores caídas. Ainda se consegue fazer parte do caminho entre a igreja da Várzea e Ovelha Aliviada e a ponte onde se volta para trás. Depois quando se tenta fazer a outra margem os obtáculos são imensos.
    As fotos também já não descrevem o caminho correcto. As vinhas fazem parte de uma propriedade particular e há novas marques pela estrada principal. A ponte em arco não se pode ver porque está em obras e a estrada fechada.
    Já se tem perdido pessoas por lá.
    Tivemos de fazer 19 Km para conseguir voltar ao ponto de partida.

Caminhantes 9 sept. 2019

Olá Fatigomes!
    Obrigado pela informação, infelizmente é mais um dos percursos deixados ao abandono pelas entidades que o sinalizaram e promoveram.
    Quando o realizamos, em 2014, alertamos que já apresentava alguma vegetação e que brevemente deixaria a rota pouco transitável.
    Boas caminhadas!

Caminhantes 2 juin 2020

Fomos informados pela Presidente da Direção da AARO, Cristina Coutinho, que o PR já está novamente limpo e bem marcado.
    É considerado um dos 30 melhores percursos de Portugal.
    Brevemente iremos voltar a fazê-lo. Saudações.

• FatiGomes 5 juin 2020

Obrigada pela informação. Depois agradecia opinião sobre como correu.

• pereiravip 5 juin 2020

amanha vamos experimentar :-)

• Manuel Mendes 1 6 juin 2020

Trilho muito interessante, bem sinalizado, limpo e com o acesso fácil em praticamente todo o percurso. Nota-se que foi feita manutenção recentemente. De lamentar apenas que numa parte do percurso junto ao rio o trilho encontra-se fechado pelo pseudo-proprietário de um terreno que quis impedir a passagem de pessoas. Não sei até que ponto isto é legal!?! De resto, é um trilho com cenários muito interessantes pelo que recomendo.

Caminhantes 6 juin 2020

Olá Manuel Mendes 1
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

Caminhantes 21 juin 2020

Passados 6 anos voltamos a Várzea de Ovelha e Aliviada para realizar novamente o PR7-Aldeias e Margens do Rio Ovelha. Nota-se que foi feita manutenção e remarcado recentemente, mas infelizmente foi alvo de alterações, ao que sabemos por impedimento de passagem pelo traçado original. É lamentável que uma casa de Turismo Rural, como a Casa da Quintã, impeça a passagem do percurso e ameaçam quem lá tenta passar, forçando a alterar o traçado e obrigando o pedestrianista a percorrer um longo itinerário de estrada em paralelepípedo.
    A nossa avaliação do percurso é que está bem sinalizado, limpo e com o acesso fácil em praticamente todo o percurso.
    Fica aqui o link do PR7 atualizado: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pr7-aldeias-e-margens-do-rio-ovelha-51185125
    Boas caminhadas!

• impact86 8 juil. 2020

Faltam marcações , trilho em alguns locais não estava na melhores condições , temos de passar por casas e terrenos fechados. Não aconselho.

Caminhantes 9 juil. 2020

Olá impact86!
    A trilha foi realizada em 2014, atualmente o percurso apresenta alterações ao seu traçado original pelo que se deve seguir o novo percurso deixo aqui o link https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pr7-aldeias-e-margens-do-rio-ovelha-51185125
    À data o PR está bem sinalizado e limpo.