Télécharger

Publié

28 juin 2021

juin 2021
Soyez le premier à applaudir

Vu 19 fois, téléchargé 0 fois

près de Gavieira, Viana do Castelo (Portugal)

Deixamos o carro na Branda das Bosgalinhas, atravessamos a Branda, fomos até ao estradão e, a meia encosta, fomos até à branda da Junqueira. O percurso inicial dá uma volta enorme, talvez seja possível descer aos campos de cultivo e subir cerca de 100 m para o trilho evitando esta volta. Na branda da Junqueira passamos por penedos com as marcas de estrias Glaciares. Nas primeiras casas, seguimos pela parte alta, com vista para a aldeia. Mais à frente há um cruzamento, e nós seguimos em frente na direção da Branda de Gorbelas, mas encontramos o trilho bastante fechado. É preferível nesse cruzamento virar à esquerda e encontrar um trilho mais fácil. Chegámos à Branda de Gorbelas pela parte alta e, depois foi subir, seguindo o GR até à Branda do Poulo da Seida. Esta Branda é totalmente diferente, com as suas cabanas em pedra sobreposta, a maior parte delas já em ruínas. Esta Branda está perto do fojo do lobo do Soajo e da nascente do Rio Vez (Lamas do Vez). Antes de irmos à procura do curral do Pai ainda fomos ver a paisagem às Fragas do Ramisquedo, depois fomos à procura do curral do Pai, fica junto à corga das Forcadas, mas como não tem cabana não é fácil identificar o local exato. Também fomos procurar as Poldras do Porto Bisiconde, que era o local de passagem da Corga das Quebradas pelo caminho antigo, quando não havia estradão. Fica a cerca de 100 m do estradão. Por fim foi só seguir o estradão até ao início. Ainda passamos pela nascente do Rio Vez e atravessamos o rio mesmo no início.