Coordonnées 992

1,6
3,1

Vu 728 fois, téléchargé 51 fois

près de Conquista, Rio de Janeiro (Brazil)

O PARQUE
O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) localiza-se na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. O seu nome evoca os Três Picos de Friburgo, imponente conjunto de montanhas graníticas que, elevando-se a de 2.366 metros acima do nível do mar, e é o ponto culminante de toda a Serra do Mar. No cume da Cabeça de Dragão conseguimos medir cerca de 2.082 metros de altitude.

Com uma área aproximada de 65.113 hectares, é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, abrangendo porções dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim, e Guapimirim.

A TRILHA
A trilha do Pico Cabeça de Dragão é uma das mais procuradas do Parque Estadual dos Três Picos, por causa do seu acesso fácil.

São 4 quilômetros só de ida na trilha que começa no camping do parque, no Vale dos Deuses, contornando o abrigo pela direita. O camping, que é gratuito e oferece banheiros simples com chuveiro frio e uma pequena cozinha, fica perto da Sede Avançada do Parque.

Poucos passos após a sede há uma ponte estreita à direita, que passando pelo parque dá acesso ao acampamento. Abastecer as garrafas nas torneiras do camping pois não há ponto de capitação d'água nessa trilha.

Essa trilha e bem sinalizada e não é preciso usar corda em nenhum momento.

Com uma caminhada de nível médio, é possível chegar na sua base em cerca de 1h30/2h horas dependendo do seu preparo físico.

A primeira parte é bem marcada e com vegetação mais alta, cobrindo do sol, e há placas. Em pouco tempo a trilha passa para um aclive constante, mas não muito pesado. Segue assim até um mirante que já está em altitude suficiente para uma vista espetacular do Capacete e dos Três Picos.

Próximo ao cume o caminho dar lugar a terreno rochoso, seguindo sempre em frente pelo costão da montanha. No cume há uma vista de 360 graus de todo o vale. Não esqueça de assinar o livro de cume e deixe o seu registro.

Bifurcação Cabeça de Dragão

Seguir para os fundos do camping e pegar a trilha a direita sentido Cabeça de Dragão.

Camping

Camping disponível para diversas barracas. Trilha ao fundo do camping com saída lateral para trilha Cabeça de Dragão.

Córrego

Estacionamento

Estacionamento grande. Não é permitido chegar de carro na sede do parque.

Pequeno Estacionamento

Placa Indicativa

Placa indicando acesso ao Morro do Gato, Vale do Jaborandi e Sede. Seguir para esquerda "Acampamento/Núcleo"

Placa

Platô de pedra

Platô base para descanso e apreciação da vista.

Porteira

Porteira fechada para carros - Porteira ao lado da República Três Picos. Existe a possibilidade de deixar o carro num platô ao lado da porteira.

Seguir a porteira da direita pois a porteira da esquerda pertence a propriedade particular.

Pousada dos Paula

Pousada dos Paula: (22) 2543-3717/ (22) 99937-5076 http://www.terefri.com.br/pousada-dos-paula http://facebook.com/pousadadospaula

Sede parque

Sede avançada do parque. Nas proximidades existe parquinho, camping, banheiro e totem informativo sobre as divisões das trilhas.

Trilha Pico Menor - Pico Médio

Bifurcação a esquerda para quem vai subir os picos Menor e Médio. Seguir em frente para a sede do parque e Cabeça de Dragão.