Durée  9 hours 3 minutes

Coordonnées 2049

Uploaded 13 juillet 2018

Recorded juillet 2018

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
2 615 m
2 005 m
0
3,4
6,8
13,63 km

Vu 638 fois, téléchargé 42 fois

près de Baqueira-Beret, Catalunya (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Carros de Foc Open, trekking no Parque Nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici, com inicio em Planell de Aigüestortes, com aproximação desde a localidade de Boi em táxi, realizado em cinco etapas com pernoita nos refúgios de Colomina, Amitges, Colomèrs e Ventosa (central de reservas online)

ETAPA 4/5
REFUGIO DE COLOMERS (2310m) - REFUGIO DE VENTOSA I CALVELL (2220m)

Começamos o dia, como habitualmente, com o pequeno-almoço no refúgio, preparamos as mochilas com as capas de chuva… O dia previa-se muito diferente dos anteriores, estava uma morrinha e nevoeiro que cobria todo o lago junto ao refúgio.

Iniciamos a jornada seguindo o caminho de pé posto que sai do refúgio e pouco depois vira à esquerda colina acima, na direção de Port de Caldes. A visibilidade era muito reduzida fruto da densa neblina, mas seguindo a margem da linha de água fomos ganhando altitude, atravessamos alguma neve sem grande dificuldade e chegamos ao Coll de Port de Caldes, primeiro ponto alto do dia, 2570 metros de altitude. Deste ponto, em dias de céu limpo, é visível toda a cordilheira pirenaica com destaque para o Pico Aneto e o Pico de Posets. Não nos foi possível contemplar essas magníficas panorâmicas, terá de ficar para outra incursão no Parque Nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici.

O trilho, agora a descer, passa próximo dos lagos de Les Mangades e de Monges. Continuamos a encontrar alguns troços com neve que vamos ultrapassando sem grande dificuldade e voltamos a subir ligeiramente até Coll Port de Rius, a 2745 metros de altitude. Neste ponto pode-se optar por cortar à esquerda e seguir diretamente para o Refúgio de Ventosa ou seguir em frente passando pelo Refúgio de Restanca (2010m) e aceder ao Refúgio de Ventosa pelo “Paso de Tumeneia” (2600m). Nós optamos por este último, e lá seguimos pelo caos rochoso em direção ao Lago Deth Cap Deth Port, o qual contornamos por caminho de pé posto e pouco depois estávamos a descer para o Refúgio de Restanca. Descida íngreme dificultada pela linha de água que temos de acompanhar numa fase inicial do percurso. À medida que progredimos no terreno começa a surgir no horizonte o Lago de Restanca, bonita panorâmica! Chegamos ao Refúgio de Restanca, aproveitamos os seus bancos virados para o lago para nos sentar e almoçar, enquanto apreciávamos tamanha beleza da natureza.

A pausa foi longa, sabíamos o que nos esperava… o Passo de Tumeneia (2600m), uma passagem pouco usada no Carros de Foc e um dos passos, juntamente com o de amanhã, o Passo del Contraix (2749m), de maior dificuldade da travessia agravado pela forte possibilidade de estar nevado e não dispormos de crampons. Às 13h retomamos caminho, contornando o Lago de Restanca à nossa direita fomos ganhando altitude por caminho de pé posto… A ascensão final ao Coll de Tumeneia é íngreme e tivemos de fazer uma travessia em neve dura um pouco mais complicada do que as anteriores. O caminho está marcado com sinalética pintada de amarelo até ao Coll de Tumeneia, mas desde este ponto as marcas amarelas desaparecem e a orientação torna-se muito difícil através das mariolas. Se a subida ao Coll de Tumeneia foi árdua a descida foi ainda mais… não encontrávamos as marcas amarelas e as mariolas não apareciam, optamos por contornar a descida pela cumeada à esquerda da íngreme descida e pouco a pouco fomos perdendo altitude até chegar aos Lagos de Tumeneia. Seguimos pelo caos rochoso que contorna os lagos em direção ao Refúgio de Ventosa, agora com maior número de mariolas, atravessamos esta magnífica zona salpicada por pequenos lagos e riachos envoltos em maciços e cumes rochosos até ao refúgio. Esta será a nossa última noite da travessia de Carros de Foc, amanhã espera-nos a última etapa, a que todos falam e temem devido ao Passo de Contraix com os seus 2749 metros!

FICHA TÉCNICA ETAPA 4/5
REFUGIO DE COLOMERS (2310m) - REFUGIO DE VENTOSA I CALVELL (2220m)
Realização: 5 de Julho 2018
Percurso: Refugio de Colomèrs - Coll Port de Caldes - Coll Port de Rius - Refugio de Restanca - Coll de Tumeneia - Refugio de Ventosa i Calvell
Distancia: 13,6 km
Duração: 9h02min
Tempo em movimento: 5h14min
Tempo parado: 3h48min
Movimento médio: 2,6kms/h
Acumulado positivo: 1420m
Acumulado negativo: 1359m
Pernoita: Refugio de Ventosa i Calvell

ETAPA 1/5
PLANELL DE AIGÜESTORTES (1810m) - REFUGIO DE COLOMINA (2420m)

ETAPA 2/5
REFUGIO DE COLOMINA (2420m) - REFUGIO D`AMITAGES (2310m)

ETAPA 3/5
REFUGIO D`AMITGES (2310m) - REFUGIO DE COLOMÈRS (2100M)

ETAPA 4/5
REFUGIO DE COLOMERS (2310m) - REFUGIO DE VENTOSA I CALVELL (2220m)

ETAPA 5/5
REFUGIO DE VENTOSA I CALVELL (2220m) - PLANELL DE AIGÜESTORTES (1810m)

TRILHA COMPLETA
CARROS DE FOC OPEN EM 5 ETAPAS DESDE PLANELL DE AIGÜESTORTES

Página oficial Carros de Foc Open: www.carrosdefoc.com



Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

www.facebook.com/caminhantes.pt

2 commentaires

You can or this trail