Durée  2 hours 31 minutes

Coordonnées 675

Uploaded 16 mars 2019

Recorded mars 2019

-
-
2 175 m
1 752 m
0
1,7
3,4
6,75 km

Vu 111 fois, téléchargé 2 fois

près de Navacepeda de Tormes, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Trekking do primeiro dia de aproximação ao Cume de La Galana desde a Plataforma de Gredos (Hoyos del Espino, Ávila).

Saímos do parque de estacionamento da Plataforma de Gredos (1750m), que se encontrava rodeada de neve, por um caminho empedrado do PR-AV 17 Senda de la Laguna Grande, paralelo ao Rio Garganta de Prados, uns 800m à frente o PR segue pela direita passando pela Puente de Las Pozas. O percurso foi todo realizado em neve, chegados à Fuente dos Cavadores o manto de neve era total, a progressão fazia-se agora mais lenta, quer pelas condições climatéricas, quer pela acentuada subida e peso das mochilas de autonomia (12 a 14 quilos), o refugio estava completo, teríamos de acampar… realmente este é o verdadeiro desnível deste percurso até ao refúgio Elola no Circo de Gredos, pouco depois, nos Barrerones, chegamos quase aos 2180m de altitude.

Vencido este desnível chegamos ao Mirador de Los Barrerones, as panorâmicas são impressionantes sobre o Circo de Gredos. Agora o percurso faz-se sempre a descer com as montanhas do Circo de Gredos à nossa frente, momento de contemplação deste magnífico “quadro natural” enriquecido pelos raios de sol que surgiram no momento.



As formações rochosas caraterísticas do Circo de Gredos, sem esquecer a Laguna Grande, farão com que viajemos ao tempo das glaciações durante as quais se formaram, sob a ação do gelo glaciar e dos materiais que estes transportavam. Um modelo de paisagem glaciar, completado com formas únicas, como lâminas e torres, causadas por frequentes e curtos períodos de gelo-degelo (periglacirismo), que nos ajudará a entender a vida nas altas montanhas. Exemplos de adaptações à alta montanha são: a forma de almofada de algumas plantas que mantém a humidade interior, as pequenas folhas de algumas plantas que reduzem a perda de água e os galhos e ramas flexíveis ou rastejantes para suportar o vento e o peso da neve.

Chegados à Laguna Grande, hoje coberta de neve e gelo, optamos por atravessa-la em direção ao Refúgio Elola.

Podemos considerar que a trilha é dividida em duas partes de 3,5 km, a primeira de subida e a segunda de descida. O percurso está perfeitamente marcado por um caminho de pedra que, juntamente com os marcadores de PR, não permitem grandes possibilidades de sair do percurso.

FICHA TÉCNICA OFICIAL
Identificação: PR-AV 17
Tipo de percurso: Linear
Inicio: Plataforma de Gredos
Fim: Laguna Grande (Refugio Elola)
Distância: 6,4Kms (ida e volta 12,8Kms)
Tempo aproximado: 5 horas para realizar ida e volta
Desnível: 390m de subida (Plataforma Gredos até Los Barrerones) e 190m de descida até Laguna Grande
Dificuldade: Média/Alta, dependendo da estação do ano.



Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

2 commentaires

  • Photo de João Marques Fernandes (CSM)

    João Marques Fernandes (CSM) 21 mars 2019

    Boas fotos, Joaquim! O trilho deve ser muito interessante... fica aqui a minha pergunta: será viável seguir este track nos meses mais quentes? Ou este trilho é apenas para ser percorrido com neve? Grande abraço

  • Photo de Caminhantes

    Caminhantes 21 mars 2019

    Olá João!
    O trilho é realizável durante todo o ano, as condições meteorológicas condicionam a forma e equipamento necessário à atividade.
    Grande abraço

You can or this trail