Durée  6 hours 26 minutes

Coordonnées 1365

Publié 3 août 2019

Recorded août 2019

-
-
477 m
200 m
0
3,9
7,9
15,71 km

Vu 220 fois, téléchargé 7 fois

près de Santo Aleixo de Além Tamega, Vila Real (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

LEVADA DE SANTO ALEIXO

O trilho “Levada de Santo Aleixo” tem por base o PR2 pertencente aos percursos pedestres do concelho de Ribeira de Pena. Este percurso localiza-se na freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega e deve a sua designação à existência de uma extensa levada, na freguesia de Santo Aleixo. É realizado maioritariamente à sombra, sendo uma boa escolha para dias quentes de verão. O trilho realizado não está totalmente sinalizado pelo que é aconselhável o uso de GPS.

Iniciamos o nosso trilho no Lugar de Barcas (Rua da Ponte de Arame) e percorremos a parte final do PR1 - Caminho do Abade até à interseção com o PR2 na Casa da Fecha na freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega. Percorridos escassos metros, atravessamos o Rio Tâmega pela Ponte de Arame, inserida no Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena.

No ponto de interseção com o PR2, optamos por fazer o percurso em sentido contrário ao proposto no folheto oficial, isto é, seguimos no sentido dos ponteiros do relógio. Sendo assim, desde a Casa da Fecha seguimos pela Rua Padre Emílio, onde se pode contemplar o património arquitetónico e cultural do aglomerado populacional de Serredo. Pouco depois do lavadouro comunitário de Serredo, deixamos a estrada, e seguimos, ao nosso lado direito, por caminho ancestral que tem impregnado na calçada os sinais do tempo das marcas dos rodados dos carros de bois e que cruza com a levada de Santo Aleixo.

Agora seguimos a levada, este troço ao longo da levada, coberto pelas copas de carvalhais e castanheiros, proporciona o contacto com as diversas espécies de fauna e flora para além de permitir desfrutar de uma belíssima paisagem sobre o rio Beça, que passa, por um vale estreito e encaixado, do nosso lado esquerdo.



Chegado ao “túnel” o trilho segue por alguns metros um caminho florestal e volta a acompanhar a levada, um pouco mais à frente. No percurso oficial existe uma alternativa de fazer um pequeno desvio à levada, optando pela derivação que passa pelo centro de Bragadas e retomando o caminho da levada depois do aglomerado habitacional. Nós optamos por seguir de imediato o caminho da levada. Retomado o caminho pela levada, deixa-se para trás uma paisagem maioritariamente agrícola, para dar lugar à paisagem florestal. Em alguns pontos da levada o caminho não está transitável sendo necessário recorrer ao estreito perfil da levada para progredir o que requer algum equilíbrio e adequado cuidado para evitar quedas. Percorridos sensivelmente nove quilómetros de levada, num ponto onde existe um banco de cimento, deixamos a levada para seguir pelo nosso lado direito um caminho florestal ascendente até ao Parque de Campismo e Parque de Lazer de Bragadas, local onde almoçamos.

Depois de uma longa pausa e bom momento de degustação e forte convívio - o trilho assim o permitiu, pois não era exigente, considerando o acumulado e a distancia a percorrer - voltamos ao caminho. Para evitar um troço de estrada do PR2, seguimos pelo parque de lazer em direção ao lago e tomamos um caminho florestal que atravessa a Mata de Bragadas e retoma o PR2 sensivelmente dois quilómetros à frente, nos limites do aglomerado habitacional de Santo Aleixo de Além Tâmega. Seguimos o PR por uma estrada local de paralelepípedo que vai descendo para o centro da localidade, mas mais à frente o PR acompanha um desvio ao nosso lado esquerdo para seguir uma pequena levada em direção a um belíssimo conjunto de moinhos recuperados. Continuando, o trilho atravessa o centro da Freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega em direção à Igreja Matriz, onde se pode contemplar o património arquitetónico e cultural do aglomerado populacional. Seria aqui o local de inicio e fim oficial do PR2, nós vamos continuar em direção à Casa da Fecha, para intersetar o PR1 e voltar aos carros pela Ponte de Arame.

PONTOS DE INTERESSE:
Casa Brasonada da Fecha
Floresta de castanheiros
Levada de Santo Aleixo
Parque de Campismo e de Lazer de Bragadas
Núcleo de moinhos

INFORMAÇÃO TÉCNICA DO PERCURSO (OFICIAL)
Extensão: 13,8 km (15,2 km com derivação)
Duração: 5h30m
Cota máxima atingida: 486 m
Cota mínima atingida: 245m
Desníveis acumulados: 826 m
Tipo de percurso: Pequena Rota (circular)
Sentido aconselhado: sentido contrário dos ponteiros do relógio
Grau de dificuldade: moderado
Coordenadas do ponto de partida: 41º32´27,89” N; 7º48`14,99” W

CONTACTOS ÚTEIS
Município de Ribeira de Pena - 259 490 500
GNR - 259 494 109
Bombeiros - 259 494 215
Proteção à Floresta - 117
SOS - 112




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

INÍCIO (RUA PONTE DE ARAME)

Waypoint

PONTE DE ARAME

Waypoint

CASA DA FECHA

Waypoint

FONTE-LAVADOURO DE SERREDO

Waypoint

LEVADA DE SANTO ALEIXO

Waypoint

PRESA

Waypoint

TÚNEL DA LEVADA

Waypoint

VALE ESCURO

Waypoint

PNR RIO BEÇA

Waypoint

SAIR DA LEVADA

Waypoint

PARQUE LAZER DE BRAGADAS

Waypoint

LAGO DO PARQUE LAZER

Waypoint

MATA DE BRAGADAS

Waypoint

INTERSEÇÃO PR

Waypoint

MOINHOS DE SANTO ALEIXO

Waypoint

FREGUESIA DE SANTO ALEIXO DE ALÉM TÂMEGA

Waypoint

IGREJA MATRIZ SANTO ALEIXO

Commentaires

    You can or this trail