Temps en mouvement  une heure 10 minutes

Durée  2 hours 25 minutes

Coordonnées 875

Publié 5 mai 2019

Recorded mai 2019

-
-
1 135 m
780 m
0
1,3
2,6
5,15 km

Vu 19 fois, téléchargé 1 fois

près de Ferrão, São Paulo (Brazil)

Ponto culminante da maior cidade brasileira, o Pico do Jaraguá é sede das antenas de TV paulistanas e também de um parque estadual muito procurado pelos moradores de toda a região metropolitana.

Tem bosques, gramados, quadras esportivas, espaço pra piquenique, e um conjunto de trilhas. Uma delas, conhecida como "Trilha do Pai Zé", leva ao cume do morro. Na verdade, há duas formas de se chegar lá, de carro ou a pé. A estrada para carros está em ótimo estado. Porém, a trilha tem a vantagem de colocar o visitante dentro de uma floresta bem no meio da selva de pedra paulistana. É uma floresta em recuperação, com muitas palmeiras, mas também tem espécies antigas e bem altas.

A trilha é muito bem conservada e tem excelente infraestrutura (pontes, trechos em paralelepípedo, escadas, mirantes, etc). Além disso, é bem aberta. Em finais de semana, grupos de escolas e famílias inteiras sobem o Jaraguá.

Depois do trecho inicial em floresta densa, a trilha passa abruptamente para um trecho de solo pedregoso e vegetação arbustiva. Você fica bem exposto, então é bom se proteger em dias de sol forte.

Após um mirante de madeira, a trilha desemboca na estrada de asfalto e segue nela até uma espécie de largo, com banheiros, espaço pra sentar, equipamentos de ginástica e vendedores ambulantes. Caminhando à esquerda chega-se a um mirante com vista ampla para Sudeste, mas dá pra ir ainda mais alto. Basta ter coragem de enfrentar a grande escada de concreto que leva ao cume. Ali há uma vista a Norte e, contornando a antena da Globo, uma vista mais ampla para Sudeste. A vista contempla boa parte das zonas Norte e Oeste da cidade, além de trechos de Osasco e da Serra da Cantareira.

Com um ar de qualidade adequada, seria possível ver a zona Sul e, possivelmente, a Serra do Mar, mas teimosa camada de poluição ofusca a vista. Quem sabe um dia os hábitos mudem por lá e ela vá embora. Por enquanto, só resta nos contentar com o que temos.

O esforço torna-se mais intenso na última metade da subida, que é um pouco pesada. Razão pela qual classifico a trilha como de esforço moderado, embora sem dificuldade técnica.
photo

Começo

photo

Macacos

photo

Mirante

photo

Continua pelo asfalto

photo

Base

photo

Mirante Nordeste

photo

Mirante antenas

Commentaires

    You can or this trail