Durée  43 minutes

Coordonnées 201

Publié 11 mai 2019

Recorded mai 2019

-
-
2 137 m
1 890 m
0
0,4
0,7
1,44 km

Vu 150 fois, téléchargé 5 fois

près de es Bòrdes, Catalunya (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

LA BESURTA - REFUGIO DE LA RENCLUSA (S-14)

Fomos ao Parque Natural de Posets-Maladeta com o objetivo de conhecer parte desta cordilheira e fazer a ascensão a dois dos seus cumes mais emblemáticos: POSETS (3.375m) e ANETO (3.404m). Depois da ascensão ao Posets, nos dois primeiros dias desta pequena aventura pelo Parque Natural de Posets-Maladeta, fomos para a vertente Norte do Maciço da Maladeta, últimos dois dias destinados à aproximação e ascensão do Aneto com pernoita no Refugio de la Renclusa.

O Refugio de La Renclusa está localizado no sopé do Maciço da Maladeta, no vale de Ésera, sendo o núcleo mais alto habitado do maciço. Deve seu nome à localização, está sob La Tuca de la Pleta de la Renclusa, às vezes abreviado como "Tuca de la Renclusa" e corretamente chamado Pico de la Renclusa, com 2.679 metros de altitude. No inverno, de vez em quando é soterrado inteiramente pela neve, e é difícil distingui-lo da paisagem branca, já que as nevadas, a partir de outubro e novembro, são frequentes até aproximadamente ao mês de maio. É um refúgio guardado durante todo o ano de onde partem numerosas excursões através do maciço, sendo a mais emblemática a ascensão ao Pico Aneto (3.404m).

Este percurso é o clássico itinerário para o Refúgio de la Renclusa, localizado a 2.140 metros, sob a Tuca de la Renclusa.

Começamos o trekking de aproximação ao Aneto no parque de La Besurta, a 1900 metros de altitude, último troço do Valle de Benasque que se pode aceder de carro, dependendo da época do ano. No inverno é inacessível de carro, já que funciona como pista de Ski de fundo, abre normalmente à circulação automóvel a 1 de maio. No verão, de 1 de julho a 11 de setembro, para chegar a este ponto, temos que deixar o carro em Vado de Hospital, onde há um estacionamento organizado ao lado do Hospital Benasque (na verdade é um hotel), e de lá pode-se subir em transporte público até à Besurta.

Seguimos o sendero 14, comum à variante GR11.5 que parte do Valle de Benasque, passando por lugares tão emblemáticos como Los Baños e o Hospital de Benasque, Plan d`Están e La Besurta. O Sendero S-14 (Refugio de La Renclusa - Forau de Aiguallut) é um percurso circular, que começa e termina em La Besurta.

Assim, começando o trekking em La Besurta, grande parte da distância já foi vencida de carro, resta-nos aproximadamente 1.500 metros e um desnível de 240 metros até ao Refúgio de la Renclusa. Na saída do estacionamento, junto à cabana de La Besurta, atravessamos imediatamente as águas do “arroyo” que vem do Ibón de Villamuerta. O caminho é perfeitamente marcado, vamos encontrar um primeiro sinal que indica o caminho para Forau des Aigualluts e para La Renclusa. Ambos os destinos são marcados com 40 minutos. Pouco à frente atravessamos o Rio Ésera que neste momento não leva muita água e é fácil atravessar pelas pedras, a subida começa por um caminho de pedra de estilo romano, onde começa a aparecer a primeira neve no trilho. Continuamos com a subida por um trilho bastante definido pelas pegadas de quem por ali já passou.



Chegamos à bifurcação do caminho, bem sinalizada, para a esquerda segue em direção a Aiguallut, em frente para o Refugio de la Renclusa. Hoje seguimos em frente, em direção ao refúgio de La Renclusa. A progressão torna-se cada vez mais penosa devido à neve muito branda e ao desnível a vencer… Pouco a pouco adquirimos altitude, e logo vemos uma grande planície sob a zona alta onde se localiza o refúgio, habitada habitualmente por marmotas dificilmente visíveis. Avistamos um marco que ao longe se assemelha a uma chaminé e que lidera a face norte do refúgio. Agora é só vencer este último e acentuado desnível, lá seguimos em ziguezague até alcançar o heliporto que mais parece um conjunto de painéis solares…e eis que avistamos o Refúgio de La Renclusa. As panorâmicas são soberbas, em frente o Vale de La Maladeta e à direita o Vale de Alba… Chegados ao Refúgio de La Renclusa tínhamos atingido o propósito de aproximação. O dia seguinte reserva-nos a ascensão ao pico Aneto (3.404m).




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

LA BESURTA

Waypoint

RIO ÉSERA

Waypoint

INDICADOR REFUGIO RENCLUSA

Waypoint

REFUGIO DE LA RENCLUSA

Commentaires

    You can or this trail