Télécharger

Type d'itinéraire

Aller simple

Temps en mouvement

29 jours 5 heures 38 minutes

Durée

5 jours 3 heures 23 minutes

Coordonnées

• Facile à suivre

• Paysage

Envoyez à votre GPS

Téléchargez des itinéraires de Wikiloc directement sur votre Garmin, Apple Watch ou Suunto.

Démarrer Wikiloc Premium Mettez à niveau pour supprimer les annonces
Envoyez à votre GPS Envoyez à votre GPS

Vu 14426 fois, téléchargé 254 fois

près de Mogi das Cruzes, São Paulo (Brazil)

1 Trecho: Mogi x Guararema x Santa Branca (Distância Percorrida: 29,41 + 21,00 = 50,41 km)

Geralmente costuma-se percorrer esse trecho em 2 dias, pernoitando em Guararema e iniciando a jornada até Santa Branca no dia seguinte, porém, meu amigo e eu fomos bem doidos e estabelecemos caminhar até Santa Branca, fazendo uma parada em Guararema apenas para almoçar. Chegamos ao nosso destino após o anoitecer, e concluímos a Rota da Luz em 6 dias, saindo numa segunda-feira de manhã e retornando á cidade de Sampa no sábado de tarde.

Neste percurso inicial vale ressaltar que só foi possível pegar o passaporte em Sabaúna, pois o ponto de apoio ao peregrino na estação de Estudantes já não existe mais. Também não recomendo baixar o App Caminha São Paulo, pois o aplicativo não é nada eficiente e trava nos momentos em que mais se precisa dele.
Toda a Rota em si é sinalizada por placas, salve alguns trechos que realmente falta uma indicação clara do caminho a se seguir, e aqui eu fiz a minha parte de demarcar.

2 Trecho: Santa Branca x Paraibuna (Distância Percorrida: 41,29 km)

Dia longo de caminhada! Iniciamos mais uma jornada saindo do centro urbano e seguindo em direção a represa.
Esse trecho entre os dois municípios é bastante deserto, sem pontos de apoio, apenas uns bancos destinados aos romeiros situados em locais bem esporádicos e nada estratégicos. Demarquei aqui uma bica d'água, que deve ser levada muito em consideração, porque depois não se acha mais nada pelo caminho. Trajeto bastante exposto, pouquíssimas sombras e alguns pontos muito mal sinalizados.

Hospedagem na Pousada Vila de Luca, que possui um serviço muito bom, acomodações excelentes e num preço muito justo.

3 Trecho: Paraibuna x Redenção da Serra (Distância Percorrida: 34,39 km)

Um dos trechos mais bonito da jornada, com vista privilegiada da represa de Paraibuna. Altimetria um pouco acentuada!
Na altura do km 16 - bem na metade do caminho - tem o Bar da Dona Maria, onde fui recebida com muita amabilidade, pessoas muito acolhedoras, lugar excelente para uma pausa. O estabelecimento da Dona Maria é o último comércio local, então aproveite para abastecer caso seja necessário, porque após ele, só haverá estrada de terra batida, muito sobe e desce contornando a represa e algumas residências esporádicas.

Não é todo trecho do caminho que está bem sinalizado, e aqui eu demarquei por precaução. Algumas partes do trajeto também não tem calçamento, recomendo atenção.
Pernoitamos na Pousada Paraíso - afastada da rota - mas, que muito indico de coração, pois a Dona Marlene é ma-ra-vi-lho-sa! Tivemos toda a assistência que precisávamos, e fomos mimados além da conta.

4 Trecho: Redenção x Taubaté (Distância Percorrida: 29,98 km)

Se no trajeto anterior o destaque era as águas, esse de certo que contempla as alturas, a imensidão, é o trecho de maior altimetria de toda a rota. E isso significa, portanto, caminho bem puxado, com aclives intermináveis e descidas que parecem não acabar nunca. Destaquei aqui as mais exigentes, e o Morro do Batman, a primeira (e mais famosa) das 3 grandes subidas, certeza que é a mais difícil.
Exposição total aos elementos, salvo algumas poucas partes que contempla sombra. Existe um ponto de parada da dona Cida que vale a pena conhecer.

Fomos resgatados em frente a APAE pela Francisca do hotel Estrela do Vale, e o trajeto que ela faz da APAE até o hotel desvia um pouco do caminho oficial da rota, pois pega a rodovia. Demarquei aqui essa mudança. No caminho atual deve seguir pela Estr. de Itapecerica de Baixo.

>>> No dia seguinte, dando prosseguimento ao caminho, erroneamente peguei a Rod. Presid Dutra, mas recomendo seguir pela avenida paralela a ela, a Dom Pedro Primeiro.

5 Trecho: Taubaté x Pinda (Distância Percorrida: 24,71 km)

Trecho plano, onde de início se percorre mais de 10 km, aproximadamente, em vias urbanas, e só após adentrar á esquerda numa bifurcação é que se tem acesso a um cenário mais campestre, ccom pastagens e rebanhos. Percorremos assim a Estrada Municipal do Pinhão, e fizemos uma parada no Restaurante do Paizão, excelente local para descanso, onde fomos cordialmente recebidos. Completamos o percurso pela Estrada Municipal e passamos pelo túnel que atravessa a Rodovia Pres. Dutra. A partir daqui, voltamos a andar pelo asfalto e a paisagem gradativamente voltou a ficar mais urbanizada e monótona.
Hospedagem na Pousada Hotel 4 Milhas, cujas acomodações são bem cuidadas e amplas, contendo uma grande área gramada, redes e piscina. A de se considerar que fica localizada a pouco mais de 30 km do destino final.

6 Trecho: Pinda x Aparecida (Distância Percorrida: 37,03 km)

Asfalto durante todo o percurso! Cenário variando entre urbano e campos vastos. Exposição total, e sem nenhum ponto de apoio oficial.
>> Num dado ponto meu celular reiniciou e o Wikiloc ficou sem registrar direito a parte final do caminho, mas de nada atrapalha a navegação, só não computou corretamente a quilometragem total do trajeto.

RECOMENDAÇÕES –

- Kit de primeiros socorros, principalmente com itens para cuidados com os pés;
- Bastão de caminhada ou cajado são imprescindíveis;
- Camiseta de manga comprida (para se proteger do sol escaldante);
- Chapéu de aba larga, calçado confortável e muitos pares de meias.

Obs – Quilometragem aqui percorrida, não condiz com a que consta no passaporte, andamos muito mais que 200 km. Inclusive, nova quilometragem da rota e demais sistemas serão modificados logo em breve.
Parc

Totalmente abandonado!

Fim do Trecho de Subida Desgramenta

• Photo de Fim do Trecho de Subida Desgramenta
Única mais acentuada de todo esse primeiro trecho de Mogi á Santa Branca. Visual compensa!

Apoio

Bar do Fim do Mundo

Pousada Santa Branca

• Photo de Pousada Santa Branca
Não recomendo, mas por enquanto não tem outra =p
Site religieux

DIREITAAA

• Photo de DIREITAAA

Farmácia

Parada para reabastecer kit de primeiros socorros

Pousada Paraíso - Redenção da Serra

• Photo de Pousada Paraíso - Redenção da Serra

Monumento Abolição

• Photo de Monumento Abolição
Redenção da Serra foi a primeiro município paulista a libertar seus escravos em 10 de fevereiro de 1888.

Morro Do Batman

• Photo de Morro Do Batman
Subida que não acaba nunca!

Subida

Risque

Subida Sem Acostamento

• Photo de Subida Sem Acostamento
Caminhada segue por asfalto, trecho bastante perigoso. Carros em alta velocidade.

APAE

• Photo de APAE
Local onde fomos resgatados. Ao lado print do meu mapa no google maps, onde o que está pontilhado é o caminho seguido até o Hotel Estrela do Vale, e o que está traçado de azul, é o caminho oficial da Rota.

Pousada Estrela do Vale - Taubaté

Bem razoável.

Jacques Félix

• Photo de Jacques Félix
Homenagem a um assassino bandeirante

ESQUERDAAA

• Photo de ESQUERDAAA
Já estávamos passando direito, não lembro se tinha placa informando. Acho que não tinha. Ponto de referencia é o Boteco 51

Rotatória - DIREITAAA

• Photo de Moreira César - Distrito Pindamonhangaba

Placa Informativa - Faltam 17 km

• Photo de Placa Informativa - Faltam 17 km
Até a cidade é claro. Até a basílica, roda aí mais alguns km's.
Site religieux

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

• Photo de Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

50 commentaires

• Photo de Wilson Simoes Todos Amigos

Wilson Simoes Todos Amigos 4 déc. 2020

Muito bom , parabéns pela descrição da rota e pelo registro.
    Rota da Luz é sensacional.

Ariane GS 4 déc. 2020

Obrigada pelo feedback Wilson! \o/
    A Rota da Luz é sensacional mesmo, valeu muito a pena a empreitada!

Bons caminhos!

• Photo de machadotrilha

machadotrilha 5 déc. 2020

J'ai suivi cet itinéraire  vérifié  Voir plus

Top mais tem que estar preparado fisicamente mais é topppp

Ariane GS 8 déc. 2020

Físico, psicológico, preparo é fundamental. E não abra mão de uma boa logística.

• Photo de Pé na Terra Ecoturismo

Pé na Terra Ecoturismo 27 janv. 2021

Maravilhosa

Ariane GS 27 janv. 2021

Essa rota é maravilhosa mesmo! Já quero fazer outra! =D

• Photo de @Renata_Picu

@Renata_Picu 19 mars 2021

Vc já deve ter batido o record dos chineses kkk

Ariane GS 24 mars 2021

Não entendi foi é nada! hahahahahah

• Photo de Diogo Faleiros

Diogo Faleiros 29 avr. 2021

Olá Ariane, você sabe se geralmente fazem o caminho ao contrário? Saindo de Aparecida e terminando em Mogi?

Ariane GS 30 avr. 2021

Oi Diogo, tudo bem? Geralmente pessoal faz mesmo o trajeto de Mogi até a Aparecida, cada qual com suas questões, religiosas ou não, e isso pode envolver passaporte e certificado de conclusão de caminho, ou também não. Mas, a rota de qualquer forma, pode ser percorrida ao contrário sim, sem problema algum. Quando eu comecei a pesquisar, eu não me deparei com nenhum relato de gente vindo da Aparecida até Mogi, mas tecnicamente, em questão de trajeto, paradas, suporte, e tals, é a mesma coisa.

• Photo de Del Grego

Del Grego 7 mai 2021

J'ai suivi cet itinéraire  Voir plus

Fé em Nossa Senhora nos guia...

• Reinaldo Alexandre 1 17 juin 2021

Ariane preciso de mais informações poderia me chamar no whatsapp 11 95076 1344

• Photo de David Skowronek

David Skowronek 16 août 2021

Vou seguir sua rota, porém vou de bicicleta.
    Ótimas explicações sobre o roteiro.
    PARABENS A VCS

Ariane GS 16 août 2021

Agradeço o feedback David! Qualquer coisa estou por aqui! Uma ótima viagem pra vc!

• jackbaccan 26 sept. 2021

Eu faço está rota todos os anos, há a 6 anos. Amo. Fico em paz

Ariane GS 29 sept. 2021

Parabéns pela determinação Jack! É uma experiencia muito enriquecedora mesmo. Essa foi a minha primeira ^^

• Fabiano JETMANIACOS 5 déc. 2021

Ariane, bom dia. Quero fazer o trecho de Santa Branca até Aparecida, mas de quadriciclo. Por isso preferencia por estradas de terra. Vc andou por terra o tempo todo ou estrada de asfalto obrigatoriamente alguns trechos? Se puder chamar no 11-99994-8979 eu agradeço
    Fabiano

Ariane GS 14 déc. 2021

Olá Fabiano, tudo bem? Desculpa a demora em te responder =p
    Então, basicamente o trajeto todo está bem balanceado, vai ter partes de chão batido, e infelizmente (e obrigatoriamente) vai ter trechos sim de puro asfalto. O início da caminhada de Mogi até Guararema é basicamente asfalto, e de Pinda até Aparecida também. Os trechos mais bonitos com uma imersão maior na natureza está entre Paraibuna e Redenção da Serra. Vale levar em consideração as características do solo, porque intercala bastante, não tem como fugir dos trechos urbanizados.

• Photo de Juliano Machado Borges

Juliano Machado Borges 1 janv. 2022

Ariane, sabe se é possível fazer o trajeto de carro como no Caminho da Fé?

Ariane GS 1 janv. 2022

Boa tarde Juliano! É perfeitamente possível sim. Inclusive, um dos donos da pousada que fiquei alegou ter feito de carro a Rota da Luz certa vez, com o intuito de medir a quilometragem correta dela. A Rota basicamente é feita intercalando estrada asfaltada e chão de terra batido. Pode ir sem medo.

• bruna.trenti 9 janv. 2022

Olá Ariane, primeiramente parabéns pelo caminho percorrido e pelo relato detalhado, pretendo fazer a rota da luz, gostaria de saber se devido a pandemia estão emitindo certificado ou não? Há locais para carimbar? Sairei de São Bernardo do Campo essa semana, irei sozinha, a rota é muito perigosa? Se puder me responder agradeço, caso possa enviar WhatsApp (11) 941396724. Obrigada.

Ariane GS 9 janv. 2022

Olá Bruna, tudo bem contigo?

Quando eu fui eles não estavam emitindo certificado na basílica, mas existe a opção de vc baixá-lo como arquivo em PDF através do site oficial da Rota e preencher nele seus próprios dados.

Quanto ao carimbo, todo lugar credenciado que vc for se hospedar, eles carimbam pra vc.

A Rota tem muitos trechos totalmente desertos, mas não ouço relatos de violência e tals, e era bastante comum encontrar outros peregrinos ao longo do trajeto. Quando meu amigo e eu fomos, não encontramos ninguém, mas penso que por conta da Pandemia mesmo, a Rota tinha sido recentemente liberada, após a primeira onda.

Vc está informando aqui que pretende ir o mais breve possível, eu olhei agora no site oficial da Rota e eles estão informando que as rotas, incluindo a dos pedestres, estão atualmente suspensas devido ao COVID. Não sei se o site está atualizado. Recomendo que vc selecione alguns telefones das pousadas e rede de apoio (existe a associação dos amigos da Rota da Luz) e verifique diretamente com eles como está a situação. O pessoal é muito solícito! Vão saber te informar melhor!

Faço votos para que dê tudo certo! 🙌🏻
    Nos mantenha atualizados tbm!
    Abraços!

• Photo de RAFAEL Santos 70

RAFAEL Santos 70 4 mars 2022

Fiz o caminho ontem...obrigado, tem um pequeno erro chegando em Roseira....sao mais 17km...totalizando 218km ..no mais foi tudo bem

Ariane GS 4 mars 2022

Olá Rafael! Parabéns pela conquista!
    Então man, especifiquei acima a quilometragem por dia percorrido e vai dar aproximadamente isso aí mesmo, e no meu caso total de 217,81 km.
    É o passaporte que engana, quando falam apenas 200 km, tanto que eles iam modificar isso, não sei se corrigiram.
    Fico contente que tenha dado tudo certo!

Junior 17 8 avr. 2022

Boa noite! Gostaria de saber se o percurso fica gravado no aplicativo, caso eu passe por algum local que não tenha sinal de celular 📵

E também se o trajeto tem muitos pontos sem sinal de celular?

Ariane GS 8 avr. 2022

Olá, Junior, tudo bem?
    Quando a gente salva a trilha pelo Wikiloc o traçado fica disponível para você mesmo offline, o que é bem vantajoso porque vai ter trechos sim que a internet não vai pegar, como por exemplo, os mais interioranos.
    Recomendo ter um GPS, um mapa, qualquer coisa do tipo para se orientar, pois nem sempre a sinalização entre os trechos vai ser a mais adequada. Ao menos quando eu fui, tinha partes que precisavam de uma melhor sinalização e não havia, porém, não sei como está agora.

Junior 17 8 avr. 2022

Muito obrigado!!!

Junior 17 9 avr. 2022

Bom dia, no mapa a ultima marcação esta em Roseira, está errado?

Ariane GS 9 avr. 2022

É isso mesmo, a demarcação foi somente até Roseira, cidade que antecede Aparecida. GPS deu uma falhada nesses momentos finais, preciso arrumar esse último ponto. Agradeço pelo toque.

Junior 17 9 avr. 2022

Bom dia, no mapa a ultima marcação esta em Roseira, está errado?

Você saberia me informar, mais quantos Km até o Santuário?
    Mais ou menos?

Ariane GS 9 avr. 2022

Na penúltima marcação tem a foto de uma placa que informa a quilometragem. Esse ponto está correto. A placa informa 17 km, mas joga para um pouco mais. Lembro que foi mais que isso

Ok, muito obrigado

Junior 17 12 avr. 2022

Bom dia Ariane, ontem eu iniciei a caminhada em Mogi e cheguei em Guararema, seguindo a sua rota. PARABÉNS!!! Mas infelizmente eu acabei encerrando o percurso no aplicativo. Existe a possibilidade de eu continuar da onde eu parei?

Ariane GS 12 avr. 2022

Olá Júnior! Vc finalizou o trajeto então não dá para continuar. Tinha que ter pausado ele. Mas, pessoal tbm grava um trecho por dia, assim podem deixar mais detalhado. O Wikiloc limita o número de demarcações, então quando eu escolhi fazer o registro do caminho todo tive que deixar algumas coisas de fora.
    Fico feliz que esteja fazendo a Rota e que neste primeiro dia deu tudo certo! Parabéns pra ti! Com o passar dos dias o caminho vai ficando menos urbano e mais bonito! Sucesso na empreitada.

• alexandrapaula 19 mai 2022

Olá fiz terminei o percurso na terça. Na estação estudantes ainda é ponto de apoio com entrega do passaporte, mas alguns funcionários falam que não por não terem conhecimento. Em Taubaté tem a Pousada Parada da Rota, super recomendo

Ariane GS 19 mai 2022

Olá, Alexandra! Que bom saber que o ponto de apoio retornou aí na Estudantes, fiz no tempo da pandemia, portanto, muita coisa agora pode ter voltado/mudado.
    Vou atualizar aqui, grata pelas informações.
    Parabéns pela conquista!

• Photo de Carlos Rebouças

Carlos Rebouças 4 juin 2022

Olá, tudo bem ?
    É possível fazer o percurso de moto?

Ariane GS 4 juin 2022

Olá, tudo jóia? É possível fazer a rota de moto sim, pq é estrada, não tem trilha.

• Photo de Carlos Rebouças

Carlos Rebouças 4 juin 2022

Excelente!

• Lourenço Ribeiro 3 6 juin 2022

Gostaria de saber os preços das pousadas?

Ariane GS 6 juin 2022

Oi Lourenço! Eu recomendo que você dê uma ligadinha nas pousadas do seu interesse e verifique como está agora, eu fui há dois anos atrás, ainda na pandemia, e provavelmente os valores foram modificados, não tenho os valores atuais. Desculpa não poder te ajudar nesse aspecto.

• Lourenço Ribeiro 3 7 juin 2022

Muito obrigado

Pq eu todo ano eu faço o caminho da fé

Ariane GS 8 juin 2022

Provavelmente os valores de um caminho pra outro não deve destoar muito né? Caso precise de algum contato da Rota, é só falar. Dá uma ligada, eles são bem solícitos!

• Photo de Vinicyus Vanderlei

Vinicyus Vanderlei 14 juin 2022

Olá, farei a rota da luz a cavalo, e seguro? No caso o caminhão de apoio entra na rota ou fica inviável? Obg pela atenção!

Ariane GS 15 juin 2022

Olá Vinicyus, tudo bem? Até aonde eu sei é bem seguro fazer a rota, pode ir tranquilo. O percurso todo é por vias de estrada de terra e também pavimentado, agora não sei ao certo se um caminhão encontraria dificuldades em algum trecho específico, porque tem umas subidas bem consideráveis e uns trechinhos de estrada meio ruim. Seria interessante você procurar por pessoas que tenham feito a rota com situações semelhantes a essa que você está pretendendo fazer para te orientarem melhor. Desculpe não poder ajudar. Torço para que tudo dê certo!

• Photo de Eduardo Forastieri Nieri

Eduardo Forastieri Nieri 29 juin 2022

Oi Ariane! Essa trilha q vc fez , merece uma série na Netflix kkkkk vendo ela já parece difícil, imagino fazendo kkkkk eu sou fazê-la de bike, mas pretendo fazer bem raiz, acampando na estrada ou perto de algum riacho, vc viu mtos riachos pelos caminhos?

Ariane GS 1 juil. 2022

Oi Eduardo! Tudo joia?! De bike deve ser muito mais divertido do que andando! Vai ser puxado devido as subidas íngremes, mas vai ser uma baita aventura! haha
    Então, rio/riachos pelo caminho.. bom, se eu não me engano tem algum entre Guararema e Santa Branca, o rio Paraíba do Sul, de início sempre passamos paralelo a ele na estrada, mas fica em centro urbano e não lembro de ter tido acesso a ele, mas ao longo do caminho sempre voltamos a parear com ele. De Santa Branca até Paraibuna você não vai se deparar com nada de água, absolutamente nada.
    Vai voltar a ver água no trecho entre Paraibuna x Redenção da Serra porque tem a represa de Paraibuna, aonde o visual é muito incrível, inclusive!
    Passando a represa você não vai encontrar nada, talvez agora só em Taubaté, depois do centro urbano a estrada vai cruzar com o Rio Una, mas eu não sei te informar se tem acesso a ele... O ideal mesmo é você dar uma estudada em um mapa hidrográfico para ter esses detalhes.. eu não me atentei muito..

Vous pouvez ou sur cet itinéraire