Durée  8 hours 52 minutes

Coordonnées 1630

Publié 21 mai 2018

Recorded mai 2018

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 505 m
787 m
0
4,2
8,3
16,68 km

Vu 1873 fois, téléchargé 55 fois

près de Junqueira, Madeira (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

O trilho tem por base o traçado do MIUT 2018, realizado em sentido inverso e dividido por seis etapas em autonomia. Teve como ponto de partida o Aeroporto da Madeira, em Santa Cruz e segue para norte até Porto Moniz ao longo de veredas, levadas e caminhos florestais.
Vamos tentar mostrar como cinco caminhantes se propuseram fazer a travessia total da Ilha da Madeira em seis dias, cerca de 120Kms, num sobe e desce constante, com um acumulado impressionante, um verdadeiro desafio às capacidades físicas e mentais para quem planeia umas atividades mais arrojadas no futuro. Antes de mais queremos salientar o facto de se tratar de um percurso “DIFÍCIL” para ser realizado em seis dias e “MUITO DIFÍCIL” para ser realizado em autonomia durante seis dias em condições meteorológicas adversas, chuva e vento por vezes forte que tornaram a progressão difícil devido ao estado do terreno, como foi o caso. Tenham isso em atenção, porque em certas alturas do ano com pessoal inexperiente ou menos preparado fisicamente pode tornar-se uma atividade perigosa… Mesmo assim e como já somos batidos nisto :-), lá fomos nós, como manda a regra em autonomia (para quem não sabe o caracol é o melhor exemplo… ou seja com tudo as costas, casa, cama, comida, roupa, etc.).
O trilho realizado percorre parte de alguns PR`s da ilha, principalmente veredas e levadas no entanto são usados caminhos florestais e de pé posto sem marcação sendo obrigatório o uso de gps. Alerta-se para o facto de alguns troços terem sido abertos para o MIUT 2018, os quais poderão estar fechados por vegetação noutra altura do ano.

TRILHAS DAS ETAPAS
ETAPA 1/6
AEROPORTO DA MADEIRA - POSTO FLORESTAL DOS LAMACEIROS
ETAPA 2/6
POSTO FLORESTAL DOS LAMACEIROS - CASA DO BURRO
ETAPA 3/6
CASA DO BURRO - PICO FURÃO
ETAPA 4/6
PICO FURÃO - VARGEM
ETAPA 5/6
VARGEM - POSTO FLORESTAL DO FANAL
ETAPA 6/6
POSTO FLORESTAL DO FANAL - PORTO MONIZ


TRILHA COMPLETA
TRAVESSIA TOTAL DA MADEIRA EM AUTONOMIA


ETAPA 2: POSTO FLORESTAL DOS LAMACEIROS - CASA DO BURRO

PERCURSO: Posto Florestal dos Lamaceiros - Pico João do Prado - Poiso - Chã das Feiteiras - Posto Florestal das Feiteiras - Feiteiras de Baixo - Cabeço do Rosmaninho - Ribeiro Frio - Vereda dos Balcões - Quebrada da Areia - Cabeço da Lenha - Ribeira João Gomes - Casa do Burro
TIPOS DE CAMINHO: Estrada - Vereda - Levada - Caminho Florestal
DISTÂNCIA: 16.7kms
DURAÇÃO: 8h52min
TEMPO EM MOVIMENTO: 5h01min
TEMPO PARADO: 3h51min
MOVIMENTO MÉDIO: 3.3kms/h
ACUMULADO POSITIVO: 1519m
ACUMULADO NEGATIVO: 847m

A segunda etapa reservou-nos grande parte do dia com chuva miudinha… Saímos do Posto Florestal dos Lamaceiros depois de desmontar acampamento e do pequeno-almoço tomado, entretanto tinha chegado o guarda-florestal com o qual ainda estivemos à conversa.
Seguimos o PR da Levada do Furado, este PR tem uma das mais antigas levadas pertencentes ao estado, tendo sido adquirida por contrato celebrado no ano 1822 entre o primeiro Conde Carvalhal e a Junta da Real Fazenda, cujo destino era irrigar os campos agrícolas do Porto da Cruz. Esta levada tem ligação com as levadas do Juncal e da Serra do Faial, que se juntam logo no seu início e continuam para além do seu términus no sítio dos Lamaceiros, dizendo-se popularmente que transporta três águas: a que é recolhida no vale do Ribeiro Frio regando os poios do Porto da Cruz e as que vindo das serras de Santana, sendo armazenadas na Lagoa do Santo da Serra para posterior distribuição.
Pouco depois deixamos o PR e seguimos o caminho florestal que contorna o Pico Suna em direção ao Pico João do Prado, atravessamos por duas vezes a ER202 até à localidade do Poiso, onde se pode fazer um pequeno desvio na ER103 para abastecer no Restaurante Casa de Abrigo do Poiso.
Optamos por abastecer em Ribeiro Frio, por isso atravessamos a ER103 e continuamos pela estrada calcetada voltando a atravessar a ER103 junto à zona de Lazer de Chão das Feiteiras. Prosseguimos pelo amplo caminho florestal que atravessa toda a zona de lazer, passamos pelo Posto Florestal das Feiteiras em direção às Feiteiras de Baixo. Aqui, cortamos à esquerda para o Cabeço do Rosmaninho, onde se inicia uma ingreme e perigosa descida, devido ao piso muito escorregadio, até intersetar novamente a ER103, a qual seguimos até Ribeiro Frio.
Aproveitamos o café local para almoçar e jogar às cartas durante largos minutos com a esperança que a chuva termina-se. E assim foi, com o passar do tempo a chuva foi diminuindo e voltamos ao caminho, seguimos o PR Vereda dos Balcões, o percurso acompanha a Levada da Serra do Faial dando acesso ao Miradouro dos balcões onde são observadas belas paisagens sobre o profundo vale da Ribeira da Metade e da Freguesia do Faial. Não chegamos até ao miradouro, alguns metros do início da vereda cortamos à esquerda por caminho de pé-posto até à Quebrada da Areia, troço com inclinação significativa. Já no alto, no Cabeço da Lenha, atravessamos a estrada regional, o sol já dava ar da sua graça e seguimos o PR local em direção à Ribeira João Gomes que atravessamos sem dificuldade, pouco depois estávamos num enorme planície com uma zona de lazer composta por dois grelhadores em pedra, fonte com água e uma casa – Casa do Burro, propriedade da CMFunchal, este seria o local ideal para a pernoita! Montamos acampamento na lateral esquerda da casa, aproveitamos o sol para colocar a secar as tendas que ainda estavam molhadas. A casa tem um tanque com água e uma grande mesa no lateral direito que usamos para nos lavar e cozinhar respectivamente.

Mais info sobre percursos pedestres recomendados na madeira:
http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/o-que-fazer/atividades/pesquisa/madeira/atividades/percursos-pedestres-recomendados
Waypoint

2ºDIA POSTO FLORESTAL DOS LAMACEIROS

Waypoint

BASE PICO DO SUNA

Waypoint

PICO JOÃO DO PRADO

Waypoint

POISO (DESVIO RESTAURANTE)

Waypoint

CHÃO DAS FEITEIRAS

Waypoint

POSTO FLORESTAL DAS FEITEIRAS

Waypoint

FEITEIRAS DE BAIXO

Waypoint

CABEÇO DO ROSMANINHO

Waypoint

RIBEIRO FRIO

Waypoint

VEREDA DOS BALCÕES

Waypoint

QUEBRADA DA AREIA

Waypoint

LEVADA

Waypoint

CABEÇO DA LENHA

Waypoint

RIBEIRA JOÃO GOMES

Waypoint

CASA DO BURRO

1 comment

  • DiogoHiker 30 juin 2018

    Excelente! Já está nos meus favoritos!

You can or this trail