Télécharger

Distance

23,79 km

Dénivelé positif

772 m

Difficulté technique

Modéré

Dénivelé négatif

772 m

Altitude maxi

103 m

Trailrank

99 4,6

Altitude mini

0 m

Type d'itinéraire

En boucle

Temps en mouvement

8 hours 24 minutes

Durée

un jour 5 hours 14 minutes

Coordonnées

4410

Publié

1 mars 2020

Recorded

mars 2020
  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
Partager
-
-
103 m
0 m
23,79 km

Vu 9356 fois, téléchargé 136 fois

près de Tijucas, Santa Catarina (Brazil)

Trilha Costeira de Zimbros (+ Cachoeira Praia Triste), Porto Belo: Bombinhas-SC

Iniciamos a trilha no município de Porto Belo no bairro de Santa Luzia e seguimos para Bombinhas. Passamos pela Praia de Canguá e depois Praia da Ponta Grande (Canguá) praia sempre movimentada com muitos pescadores e suas famílias. Seguimos até a Praia Vermelha, conversamos um pouco com o morador local que já reside ali isolado a 25 anos o Sr. Osnildo – único morador e defensor da Praia Vermelha que ali habita com seus cães que são muito bem cuidados. Visualizamos nesta praia uma tartaruga morta e muitas gaivotas pescando seu próprio alimento.
Seguimos a trilha até a Praia Triste, ali vimos um local para possíveis acampamentos, e seguimos em direção a Trilha da Praia Triste até as cachoeiras existentes na região. Um local que vale a pena apreciar suas belezas e sua água límpida e gelada.
Retornamos a Praia Triste e seguindo pela Trilha até acessar a Praia da Lagoa, nesta praia existe uma bela lagoa e seu entorno é repleto de atrativos naturais fauna e flora bem preservados.
Seguindo para a Praia do Cardoso com águas calmas e transparentes, e finalizando na Praia do cantinho uma extensão da Praia de Zimbros.
O retorno foi pelo mesmo caminho já que havíamos deixado o carro na comunidade de Santa Luzia em Porto Belo.
Praias:
Praia do Canguá (Praia da Ponta Grande): A praia do Canguá fica localizada no bairro de Santa Luzia. É uma praia agreste, com pequena faixa de areia e cercada por mata atlântica. Os pescadores locais e turistas aproveitam a praia para pescar e passar um tempo com a família que passam o dia contemplando a bela paisagem e a tranqüilidade do local. Há umas casa de pescadores nesta praia, muitas redes penduradas nos galhos da amendoeiras ao redor da casa.
Praia Vermelha: o barro que escorre das encostas, colore a praia e empresta-lhe o nome. possui extensão de 600 metros. É a praia mais afastada do costão de Zimbros, e dizem que suas areias vermelhas têm fins medicinais.
Praia Triste: Por ser de um cenário bucólico, esta praia isolada merece este nome, mas a tristeza passa longe dos visitantes que apreciam suas belezas naturais. Possui extensão aproximada de 380 metros de praia praticamente deserta. Água calma e tranquila, ideal para um banho de mar. Tem a Trilha da Praia Triste que dá acesso a Cachoeira da Praia Triste.
O acampamento neste local tem áreas boas para acampamento protegido pelas árvores e com fácil acesso a pontos de água. O local é ótimo pois fica de frente para a praia protegido do vento e sol, com direito a acesso facilitado a cachoeira e água doce para banho. Infelizmente a política do município é proibido acampar na zona costeira de Bombinhas. (DECRETO Nº 1089 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2007). Só ficamos sabendo isso no outro dia conforme orientado pela fiscalização no local, pois já havia visto inúmeras pessoas acampando sendo que inclusive já vi empresas de ecoturismo promovendo essa atividade no local, posteriormente a data do decreto, jamais havia visto essa informação em outros blogs. Já havia visto placas informativas nas outras prais mas não nessa, segundo os fiscais é prática frequente o pessoal arrancar as placas de proibição do local. E por este local pertencer ao Parque Natural Municipal de Zimbros e ser uma unidade de conservação lembre-se da completa proibição de fogueiras.
Praia da Lagoa: Praia que apresenta uma lagoa entre sua areia e a mata que a cerca. Nesta praia está localizada a represa que abastece grande parte do município.Assim como a Praia do Cardoso, é uma área de conservação praticamente deserta.
Praia do Cardoso: Com 130 metros de extensão, a praia está situada na Costeira de Zimbros. Por ser uma unidade de conservação de Bombinhas, o acesso pode ser feito apenas por trilha ou barco. Sempre deserta, a Praia do Cardoso tem águas calmas e transparentes.
Praia do Cantinho: Praticamente uma extensão da Praia de Zimbros, suas águas são tranquilas todo o tempo. No canto direito do Cantinho está localizada a trilha que dá acesso à Costeira de Zimbros. Tem excelente área para desfrutar de um bom momento com sombras, pequenas baías para banho e um bom local para lanche, possui nesta região também um balanço excelente para diversão.
Praia de Zimbros: Foi a primeira praia avistada pelos colonizadores açorianos na península e ali encontraram uma planta com frutos aromáticos de nome zimbros. Esta semente ainda hoje é utilizada na fabricação de aguardente, apesar de já ter sido praticamente extinta da praia. Hoje, Zimbros é uma vila de pescadores, onde a vida corra tranquila durante todo ano. As embarcações a beira da praia embelezam este visual colorido, que dão um charme todo especial a este ambiente tão encantador.

Não há qualquer tipo de infra-estrutura nas praias, então é aconselhável levar lanche e água suficiente para todo o percurso.

Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
Participantes: Anderson, Dianne, Dayanne, Johnny, Joara, Gustavo, Emersom, Marina.

Atenção conforme DECRETO Nº 1089 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2007, veda a prática de atividades nocivas ao meio ambiente na zona costeira do município de Bombinhas. Fica expressamente proibida, nos ambientes costeiros do município de Bombinhas, a prática de toda e qualquer atividade que possa interferir no meio ambiente de modo a prejudicar o ecossistema ou a manutenção das paisagens naturais, tais como: I - acampar; II - acender fogueiras; I - acampar; II - acender fogueiras; III - deixar lixo de qualquer espécie; IV - abrir novas trilhas ou acessos; V - movimentar material rochoso; VI - extrair ou pisotear a vegetação nativa; VII - implantar passarelas, decks ou qualquer estrutura de acessibilidade entre o ambiente costeiro e o marinho...

Orientações:
Lembrem-se: NÃO FAÇA FOGUEIRAS: Ao acampar as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais.
Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando.
EVITE ao máximo FUMAR e, se o fizer, sobretudo não descarte suas bitucas no caminho - bituca também é LIXO, apague-as com água e traga junto com o seu lixo. 
Muita atenção ao horário de retorno (variável de acordo com a estação), leve SEMPRE lanterna e baterias sobressalentes.   
Confira a previsão climática mas mantenha-se preparada para uma mudança repentina do clima.
Para sua segurança mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma antes de sua saída.
Sempre hidrate-se e coma bem: Água e comida são fatores que determinam a nossa existência e na trilha eles são ainda mais importantes. Crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. Aliás, a própria sede já é um sinal de desidratação. A comida também. Alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia.
Lembre-se: em ambientes naturais há riscos de diversos acidentes e a fadiga pode favorecê-los, por isso a grande importância de respeitar a si mesmo.
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas recolha o lixo que encontrar se for possível.
 
Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites.
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!
Respeite a natureza! Preservemos a beleza natural do mundo.
Panorama

Mirante

Photo

Photo

Plage

Praia de Santa Luzia

Praia de Santa Luzia
Rivière

Córrego.

Rivière

Córrego.

Photo

Photo

Plage

Praia do Canguá. (Praia da Ponta Grande)

Praia do Canguá. (Praia da Ponta Grande). A praia do Canguá fica localizada no bairro de Santa Luzia. É uma praia agreste, com pequena faixa de areia e cercada por mata atlântica. Os pescadores locais e turistas aproveitam a praia para pescar e passar um tempo com a família que passam o dia contemplando a bela paisagem e a tranqüilidade do local. Há umas casa de pescadores nesta praia, muitas redes penduradas nos galhos da amendoeiras ao redor da casa.
Waypoint

Fossil de Baleia

Local onde guarda ossos de Baleia. Fomos convidados pelo pessoal do Desbravadores para conhecer.
Rivière

Ponto de água

Ponto de água
Plage

Praia Vermelha

Praia Vermelha o barro que escorre das encostas, colore a praia e empresta-lhe o nome. possui extensão de 600 metros. É a praia mais afastada do costão de Zimbros, e dizem que suas areias vermelhas têm fins medicinais.
Lac

Lake

Rivière

Córrego

Plage

Praia Triste

Praia Triste: Por ser de um cenário bucólico, esta praia isolada merece este nome, mas a tristeza passa longe dos visitantes que apreciam suas belezas naturais. Possui extensão aproximada de 380 metros de praia praticamente deserta. Água calma e tranquila, ideal para um banho de mar. Tem a Trilha da Praia Triste que dá acesso a Cachoeira da Praia Triste.
Camping

Camping PROIBIDO ACAMPAR

Atenção conforme DECRETO Nº 1089 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2007, veda a prática de atividades nocivas ao meio ambiente na zona costeira do município de Bombinhas. Fica expressamente proibida, nos ambientes costeiros do município de Bombinhas, a prática de toda e qualquer atividade que possa interferir no meio ambiente de modo a prejudicar o ecossistema ou a manutenção das paisagens naturais, tais como: I - acampar; II - acender fogueiras; I - acampar; II - acender fogueiras; III - deixar lixo de qualquer espécie; IV - abrir novas trilhas ou acessos; V - movimentar material rochoso; VI - extrair ou pisotear a vegetação nativa; VII - implantar passarelas, decks ou qualquer estrutura de acessibilidade entre o ambiente costeiro e o marinho...
Photo

Vista

Carrefour

Entrada para 1a Cachoeira

Entrada para 1a Cachoeira, seguimos em frente porque gosto de iniciar pelas cachoeiras superiores e depois ir descendo pela margem.
Carrefour

Bifurcação

Bifurcação. Direita segue para cachoeira a esquerda continua a trilha para comunidade local do outro lado do morro.
Chute d'eau

Cachoeira

Cachoeira
Chute d'eau

Área boa para banho

Chute d'eau

Cachoeira

Cachoeira
Chute d'eau

Cachoeira da Praia Triste

Cachoeira da Praia Triste
Panorama

Vista da Costa Esmeralda.

Vista da Costa Esmeralda.
Arbre

Árvore

Plage

Praia da Lagoa

Praia da Lagoa: Praia que apresenta uma lagoa entre sua areia e a mata que a cerca. Nesta praia está localizada a represa que abastece grande parte do município, é uma área de conservação praticamente deserta.
Lac

Lagoa

Parc

Área de Descanso

Área de Descanso
Parc

Área para Descanso - com balanço

Área de Descanso
Point d'information

Informação errônea. Não é 8km

Placa com informação errônea. Não é 8km
Plage

Praia de Zimbros

Approvisionnement

Pousada e Lanchonete

Pousada dos Ingleses e Lanchonete
Panorama

Costão. Nascer do sol.

Plage

Praia

Panorama

Vista

Plage

Vista para praia.

16 commentaires

  • Photo de gvogetta

    gvogetta 26 mars 2020

    J'ai suivi cet itinéraire  View more

    Belíssimo hiking praiano, tradicional na região! Recomendo! Track precisa, indicações e observações confiáveis feitas pelo Johnny merecem observância.

  • Photo de Johnny S

    Johnny S 26 mars 2020

    Obrigado pela avaliação amigo.
    Abraços e boa reclusão momentânea.

  • percio ferreira 27 juil. 2020

    Fiz de bike nas costas

  • Photo de Johnny S

    Johnny S 27 juil. 2020

    Olá Percio.
    Cara deve ter sido punk, aquele trajeto com todos aqueles pontos de erosão.
    Eu já fiz de cargueira mas com a bike nas costas é bem mais complexo naquele trajeto, cada pirambeira que a bike até desce mas para subir aja fôlego.
    Abraços e boas trilhas.

  • Photo de Alex Meddeiros

    Alex Meddeiros 23 août 2020

    Johnny S vc é uma franquia né 😂
    Vc está em todas meu amigo...
    Seja Johnny vc tbm hehe

  • Photo de Alex Meddeiros

    Alex Meddeiros 23 août 2020

    Me chama no whatsapp 47999024656, quero trocar uma ideia com vc

  • Photo de Johnny S

    Johnny S 24 août 2020

    KKKk. Pelo menos o nome é forte. kkk
    Meu whatsapp é 48 996725665 fique livre para adicionar.
    Abraços e boas vibrações.

  • Photo de Cristina KissySC

    Cristina KissySC 26 oct. 2020

    Fiz a trilha até a Cachoeira da Praia Triste.
    Só não explorei o suficiente a cachoeira, mas pretendo voltar para ir mais pra cima.
    Parabéns pelas informações Johnny! Seu Osnildo tinha somente um cachorro. Uma simpatia o homem, né?🙂

  • Photo de Cristina KissySC

    Cristina KissySC 26 oct. 2020

    J'ai suivi cet itinéraire  View more

    Fiz a trilha até a Cachoeira da Praia Triste.
    Só não explorei o suficiente a cachoeira, mas pretendo voltar para ir mais pra cima.
    Parabéns pelas informações Johnny! Seu Osnildo tinha somente um cachorro. Uma simpatia o homem, né?🙂

  • Photo de Johnny S

    Johnny S 27 oct. 2020

    Olá Cristina obrigado pela avaliação!
    Realmente o local é belíssimo.
    Abraços e boas trilhas.

  • Davi Coelho 1 15 janv. 2021

    Fiz até a cachoeira da praia triste. Excelente visual e muito tranquila de fazer. A cachoeira é mto show. São várias praias pequenas. Interessante nas trilhas em Bombinhas é que sempre vc é acompanhado por cachorros super simpáticos

  • Photo de Johnny S

    Johnny S 16 janv. 2021

    Sim o lugar é espetáculo da natureza.
    Adoro este trajeto, pena que cada vez estou encontrando mais lixo deixado ao lado da trilha.
    Abraços e boas trilhas.

  • Williank 2 avr. 2021

    Ainda quero explorar esse caminho.
    Obg por compartilhar com a gente, amigo

  • Photo de Johnny S

    Johnny S 3 avr. 2021

    Williank Muito obrigado pela avaliação amigo.

  • Photo de Magda R Mendes

    Magda R Mendes 4 juil. 2021

    Top perfeita fiz de bombinhas ate a praia triste na cachoeira
    Depois fiz da santa luzia ate a praia triste

  • Photo de Johnny S

    Johnny S 6 juil. 2021

    Show Magda!
    Abraços e boas trilhas.

You can or this trail