Difficulté technique   Modéré

1,6
3,2

Vu 597 fois, téléchargé 0 fois

près de Santa Cruz de Minas, Minas Gerais (Brazil)

Calçadão da leite de castro e igrejas do centro histórico com cadeira de rodas motorizada.
  • Photo de Inicio da trilha   Expo minas
Na frente do ExpoMinas há uma Mina d' água que vaza para a rua. A água é limpinha! O Claudio é o guia sanjoanense que vai nos levar para uma trilha acessível com dicas em cada ponto. Qualquer dúvida é só entrar em contato.
  • Photo de Ponte que diminui
Esta pequena ponte urbana está diminuindo em decorrência da mina d'agua que foi mostrada no ponto anterior e isso está a ponto de comprometer a travessia deste caminho e acabará por levar o cadeirante em breve para o meio da Leite de Castro se nada for feito. Na outra foto com flechinhas no poste, o Claudio mostra onde poderia ser uma ótima rota de acessibilidade bastando para isso incluir uma rampa na calçada.
  • Photo de Cruzamento da Ponte do Bezerrão
Este cruzamento é um perigo, mas o Claudio deu as principais dicas sobre ele. Como o calçadão da Leite de Castro não tem rampa neste ponto, o circuito tem que feito pela Leite de Castro, na mesma pista dos carros, ora dividindo o espaço com o estacionamento, ora com os ciclistas e outros pedestres. Um fato muito interessante que o Claudio chamou a atenção foi para as rampas, cujo acesso se dá para portas fechadas. Repare que na segunda foto a porta principal está aberta e a que possui rampa, está fechada. Assim não dá para entrar ;(
  • Photo de Travessia ao final do primeiro trecho do calçadão (direção: do Ctan ao centro da cidade)
Esta travessia tem que ser feita para se acessar o calçadão. Até que enfim! Mas, já avisamos de antemão, o calçadão não permite a autonomia plena do cadeirante. Embora haja muitas rampas acessíveis, a grande parte é fora do padrão e muito declivosa, o que pode acarretar sérios tombamentos de cadeiras de rodas. A lateral direita da Leite de Castro no sentido dos carros apresenta em muitos trechos boas calçadas, mas na grande parte do percurso tem que ser realizada pela rua,
  • Photo de Rampa fora da norma
  • Photo de Dá para subir com autonomia, mas não para descer
Mais uma rampa fora da norma no calçadão que pode ser arrumada para permitir a acessibilidade
  • Photo de Cruzamento OK
  • Photo de Caminhão na frente da rampa
  • Photo de Se estiver sozinho não vá pelo canteiro central
O canteiro possui rampas por vezes inacessíveis, o que dificulta o acesso à vários pontos do boulevard da Leite de Castro. Para chegar ao centro da cidade pela Leite de Castro é possível se utilizar a calçada da lateral direita (considerando o mesmo sentido dos carros), sobretudo no trecho que liga a R. Paulo Freitas à Frei Cândido . Nos outros trechos, a rua ainda é o melhor acesso.
  • Photo de Travessia complicada do canteiro na altura da R. Srg. Orlandi Randi
  • Photo de Rampas que permitem autonomia mas podem ser aprimoradas
  • Photo de Rampa inacessivel no Bergão
  • Photo de Travessia com autonomia
  • Photo de Rampa com degrau?
  • Photo de Potencial de travessia acessivel futura
  • Photo de Lado direto da rampa é melhor (sentido Ctan - centro)
  • Photo de Lado direito da rampa é melhor (sentido Ctan - centro)
  • Photo de Se estiver desacompanhado saiba que o final do trecho pode estar inacessível
Esta rampa é uma gentileza urbana realizada por um particular, mas mostra-se frágil, por isso o alerta em relação à utilização do calçadão
  • Photo de A autonomia seria total caso esta rampa fosse permanente
Gentileza urbana
  • Photo de Mercado Agostinho: falta de acesso
  • Photo de Gentileza urbana: alguém fez uma rampa
  • Photo de Rampa da Paulo Freitas funciona de dia mas à noite tem mesas sobre a calçada
A rampa já não é boa, mas à noite a travessia fica impossibilitada pelas mesas sobre a calçada.
  • Photo de Caminho mais facil para ir ao centro
  • Photo de Por que não colocar o bicicletário na porta da garagem?
  • Photo de Cais da praia: mobilidade livre, rápida, segura, mas sem ter como atravessar para o lado do comércio
A vista no cais da prainha é linda, mas só dá para ficar deste lado. O comércio é praticamente impossível de ser acessado.
  • Photo de Da Rua Lopes Bahia até a Rua João Jacobe
O mercado bem que tentou ajudar com a rampinha, mas só atrapalhou, criando na verdade um obstáculo na calçada.
  • Photo de Praça da Rua Barão do Rio Branco até a Rua da Cachaça
A rua João Jacobe até metade da rua Barão de Rio Branco permite a mobilidade pela calçada. Há uma rampa de carros bem generosa na frente da praça e descemos por ela para iniciar o trajeto pela rua até a Rua da Cachaça (R. Mal. Bitencourt).
  • Photo de Rua da cachaça   acesso com trepidação
  • Photo de Solar da Baroonesa
Para se acessar o Solar da Baronesa é necessário ir até a esquina da Taberna do Omar, pedir licença, pois sempre já cadeiras e mesas na calçada e então se dirigir pela calçada até o Solar. Infelizmente no dia em que fomos o porteiro era novo e não sabia onde estava a rampa, mas de qualquer maneira ela não permite o acesso.
  • Photo de Catedral Nossa Senhora do Pilar
Esta Catedral é mesmo imponente. Já uma escadaria na lateral, e nenhum acesso possível de ser utilizado com cadeira de rodas. Ficamos do lado de fora mesmo, mas valeu a bela vista da fachada.
  • Photo de Solar dos Neves
Pela rua é possível observá-lo e ainda conversar com uma simpática freira na sacada.
  • Photo de Igreja do Rosário
Esta Igreja é possível de ser acessada pela R. Getúlio Vargas. Embora haja trepidação pelo fato da cadeira de rodas ter que dividir espaço com os carros pelas ruas do centro histórico, é possível se visualizar a fachada das imponentes construções.
  • Photo de Ponte do Rosário
É possivel continuar o trajeto pela R. Getúlio Vargas, e atravessar a ponte do Rosário até a Fundação Tancredo Neves. Mas, infelizmente a Fundação não está preparada para receber quem possui diversidade funcional.

48 commentaires

corgho 14 déc. 2016

Este açougue possui boa acessibilidade https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787812/photo-9853866

Este modelo de passagem pelo boulevard da Leite de Castro é inacessível e estreito, inclusive para quem não possui necessidades especiais.
    Uma possibilidade seria fazer uma passagem de um lado à outro da Av. Leite de Castro. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787822/photo-9853955

corgho 14 déc. 2016

Nestas rampas, a lateral direita é mais suave. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787823/photo-9853961

Esta farmácia possui boa acessibilidade. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787823/photo-9853964

corgho 14 déc. 2016

Ao subir o boulevard da Leite de Castro no cruzamento com a R. Srg. Orlando Randi saiba que o seu final não é de todo acessível, e pode dificultar a descida. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787825/photo-9853970

Esta rampa foi feita por uma iniciativa particular e por enquanto ela tem servido bem, embora apresente ser frágil.
    Por isso alertamos que o início do boulevard na frente do cruzamento da R. Srg. Orlando Randi pode apresentar problemas ao seu final, que é justamente este ponto. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787825/photo-9853978

corgho 14 déc. 2016

Atravessando a R. Frei Cândido em sentido ao centro da cidade, a rampa que dá acesso ao boulevard apresenta um abaulamento que pode dificultar o acesso. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787827/photo-9853990

Tiramos esta foto, pois ela é um típico exemplo de rampa que além de ingrime, dá acesso à uma porta fechada. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787827/photo-9853992

corgho 14 déc. 2016

Esta rampa do boulevard também está fora do padrão, e portanto não permite uma travessia autônoma.
    Vale a pena adiantar que o mercado Agostinho é inacessível. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787828/photo-9853996

corgho 14 déc. 2016

A travessia para o outro lado do boulevard é possível graças à uma rampinha bem estreita.

corgho 14 déc. 2016

Um caminho mais tranquilo e seguro para ir ao centro histórico é optar por seguir a R. Aldo Zerlotine, paralela a R. Paulo Freitas. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trilha-com-acessibilidade/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806/photo-9854012

corgho 21 déc. 2016

Ponte do Rosário em sentido ao Museu Tancredo Neves https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787843/photo-9854342

• Photo de corgho

Museu Tancredo Neves é inacessível https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787843/photo-9854354

corgho 21 déc. 2016

Este passeio é relativamente novo e possui rampas. No final delas não há espaço para o trânsito do cadeirante, o que dificulta o seu uso. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trilha-com-acessibilidade/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806/photo-9854016

• Photo de corgho

Frente do Casarão dos Neves e vista para Catedral da Nossa Senhora do Pilar https://pt.wikiloc.com/trilhas-trilha-com-acessibilidade/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806/photo-9854335

Casarão dos Neves.
    Apesar da trepidação é possível se transitar pela R. Getúlio Vargas com a cadeira de rodas.
    Os edifícios não possuem acessibilidade. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trilha-com-acessibilidade/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806/photo-9854338

Expo Minas
    As calçadas do entorno continuam inacessíveis e sem previsão de melhoria, com pelo menos a instalação de rampas e sinalização. A água desta mina da frente do Expo Minas está empoçando na Leite de Castro. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787807/photo-9853727

corgho 21 déc. 2016

Uma rampa, mesmo que provisória seria muito importante nesta esquina entre a Av. Leite de Castro e a Av. da frente do Expo Minas. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787808/photo-9853737

Aqui a mina empoça e não há acessibilidade pela calçada. Então este pequeno resto de asfalto é a ponte que permite o acesso da Leite de Castro à rua do Expo Minas, sem que seja necessário utilizar uma das faixas da Leite de Castro para travessia. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787808/photo-9853732

corgho 21 déc. 2016

Esta parte do canteiro da Leite de Castro, na altura da ponte do Bezerrão, é inacessível. Então o roteiro segue pela Av. Leite de Castro, entre os carros e bicicletas. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787809/photo-9853777

Este é um típico exemplo de rampa que leva à uma porta fechada. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787809/photo-9853813

corgho 21 déc. 2016

A mobilidade com a cadeira de rodas pela lateral da Leite de Castro fica prejudicada justamente pela disputa de espaço com autos estacionados e em movimento. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787809/photo-9853829

O acesso ao canteiro central da Leite de Castro é possível no término do primeiro canteiro, na altura do cursinho Revisão. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787810/photo-9853833

corgho 21 déc. 2016

Rampa fora de norma prejudica o acesso com autonomia e pode levar ao tombamento da cadeira de rodas. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787811/photo-9853836

O restaurante Sonho de Verão possui rampa e permite o acesso https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787812/photo-9853871

corgho 21 déc. 2016

Este cruzamento na altura da Padaria Trigo de Ouro possui boas rampas https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787813/photo-9853876

Potencial de travessia acessível https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787816/photo-9853909

corgho 21 déc. 2016

Loja nova e sem acessibilidade https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787816/photo-9853914

Necessidade de melhoria da acessibilidade https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787819/photo-9853926

corgho 21 déc. 2016

Rampa no Bergão não permite o acesso devido à alta declividade https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787819/photo-9853932

Grande vala ao lado do canteiro central pode levar á acidentes. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787819/photo-9853935

corgho 21 déc. 2016

Rampa com degrau https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787821/photo-9853949

Exemplo de rampa com degrau https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787821/photo-9853952

corgho 21 déc. 2016

Gentileza urbana https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787825/photo-9853978

Para se alcançar o Solar da Baronesa é preciso utilizar a rampa que está na esquina, na frente do lardo do Carmo, onde atualmente fica a Taberna do Omar. Pode-se encontrar mesas sobre a calçada em determinadas horas do dia, portanto, se prepare para soliciar a retirada das mesmas para que se possa passar. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787838/photo-9854145

corgho 21 déc. 2016

A porta lateral do Solar possui condições de receber uma rampa móvel, quase em nível com a calçada. Atualmente a rampa móvel não está à disposição para se acessar o Solar, como costumava estar. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787838/photo-9854150

O retorno tem que ser feito pela calçada mesmo, embora ela seja estreita. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787838/photo-9854151

corgho 21 déc. 2016

Como comentamos, é possível ter que se solicitar a retirada das mesas para que se possa andar pela calçada. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787838/photo-9854155

A padaria do Omar possui uma das entradas acessível. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787838/photo-9854158

corgho 21 déc. 2016

O trajeto continua pela rua. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787838/photo-9854161

Vista para Paróquia Nossa Senhora do Carmo https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787839/photo-9854167

corgho 21 déc. 2016

Esta quadra a R. Getúlio Vargas possui rampas em ambas as esquinas. Altura da R. Arthur Bernardes até a Catedral Nossa Senhora do Pilar. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787839/photo-9854169

Direção_Largo do Carmo à Catedral Nossa Senhora do Pilar. Neste percurso seria possível ir pela calçada, mas não sabíamos se haveria rampa no final. Já confirmamos, há sim. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787839/photo-9854173

corgho 21 déc. 2016

Rampinha modesta, mas funcional permite que se ande pela calçada. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787839/photo-9854188

Lateral da Catedral Nossa Senhora do Pilar. Como pode se ver, não há nenhum mecanismo móvel instalado que permita neutralizar a barreira dos degraus. Em cidades como Veneza na Itália, é comum a instalação destes tipos de dispositivos e não haveria impeditivo para a acessibilidade. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787839/photo-9854197

corgho 21 déc. 2016

Vista da Catedral Nossa Senhora do Pilar https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787839/photo-9854202

Rampas fora na forma (NBR 9050) no calçadão da Leite de Castro. Este problema é recorrente neste grande calçadão o que faz com que muitas vezes seja melhor utilizar a via. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787812/photo-9853858

corgho 22 déc. 2016

Falta pouco para que a lombada elevada se conecte ao canteiro central e sirva de passagem também https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/centro-historico-de-sjdr-minharotaacessivel-15787806#wp-15787816/photo-9853899