Activité

VIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II (ESCALERILLA DE LA MUERTE)

Télécharger

Photos de l'itinéraire

Photo deVIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II (ESCALERILLA DE LA MUERTE) Photo deVIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II (ESCALERILLA DE LA MUERTE) Photo deVIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II (ESCALERILLA DE LA MUERTE)

Auteur

Statistiques du parcours

Distance
1,15 km
Dénivelé positif
89 m
Difficulté technique
Facile
Dénivelé négatif
89 m
Altitude maxi
725 m
TrailRank 
59 5
Altitude mini
631 m
Type d'itinéraire
En boucle
Durée
une heure 10 minutes
Coordonnées
251
Publié
9 septembre 2018
Enregistré
septembre 2018
  • Notation

  •   5 2 Avis

près de Ronda, Andalucía (España)

Vu 2560 fois, téléchargé 116 fois

Photos de l'itinéraire

Photo deVIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II (ESCALERILLA DE LA MUERTE) Photo deVIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II (ESCALERILLA DE LA MUERTE) Photo deVIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II (ESCALERILLA DE LA MUERTE)

Description de l'itinéraire

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A VIA FERRATA DEL TAJO DE RONDA II, também conhecida como ESCALERILLA DE LA MUERTE, está situada na cidade de Ronda, província espanhola de Málaga, na Andaluzia, junto ao desfiladeiro El Tajo que separa a cidade nova, fundada aproximadamente no século XV, da cidade velha, que data da ocupação moura. Não se tratando de uma ferrata desportiva o seu encanto está nas paisagens que a envolve. Encontra-se na confluência dos limites entre o Parque Natural Sierra de Grazalema e o Parque Natural Sierra de Las Nieves e as magnificas panorâmicas da Puente Nuevo, ponte em pedra de três arcos que atravessa o desfiladeiro, sendo um dos pontos de referência mais reconhecidos da cidade.


Panorama da Puente Nuevo desde a Via Ferrata

A Via Ferrata del Tajo de Ronda II, faz parte da recém-criada rede de vias ferratas na Serrania de Ronda. Foi construída no primeiro terço do século XX e restaurada em 2013. Nos anos 20, o conceito de hoje das ferratas desportivas não era compreendido, mas sabiam construí-las muito bem, apesar dos meios simples da época. Esta via foi instalada pela empresa de electricidade Sevillana, para construir muros de contenção nas paredes do poço, a fim de evitar deslizamentos de terra que colocariam em risco a central eléctrica e os moinhos. Um século depois, após uma revisão adequada, permanecem tão firmes como no primeiro dia, e essas vias de ferro foram reutilizadas para fins de turismo desportivo.

Trata-se de uma via curta e não oferece nenhuma dificuldade digna de referir, pelo que é uma otima opção para realizar à chegada à cidade, depois de uma longa viagem como foi o nosso caso (750 kms). Esta ferrata é fácil de executar, globalmente qualificada com nível K1, ideais para começar nesta atividade. O equipamento predominante consiste em grampos lisos, que estão em muito bom estado, intercalados com degraus esculpidos em pedra e alvenaria. Alguns novos grampos de acabamento ondulado, servem como suporte suplementar ou suplemento onde os antigos estavam em falta. Embora os grampos lisos sejam feitos de ferro e estejam oxidados oferecem boa aderência, sendo mais espessos que o normal. Vários patamares permitem relaxar e aproveitar ao máximo as magníficas panorâmicas.

DESCRIÇÃO DA VIA FERRATA

Iniciamos a atividade no Bairro de La Ciudad, Plaza María Auxiliadora. Também se pode iniciar no estacionamento do Camiño de Los Molinos, perto da Puerta del Viento, popularmente conhecida como Cuesta del Cachondeo, que desce desde o Bairro de São Francisco até os moinhos do Tajo.

Começamos por descer pelo Camiño de La Puerta de Los Molinos em direção ao Arco del Cristo, também chamado de Puerta de los Molinos. As vistas do períbolo são espetaculares, com a cascata que forma o rio Guadalevín ao passar pela ponte, podendo conciliar uma incrível descida do desfiladeiro com a via ferrata durante o mesmo dia. As panorâmicas sobre a planície e as montanhas também são fantásticas.

Passamos pela Puerta de Los Molinos (Arco del Cristo) e descemos por um estreito caminho de pé posto que baixa até aos moinhos onde encontramos, à nossa direita, o início da via. A primeira secção, de 9 metros, é vertical, seguindo depois ligeiramente à direita por 3 metros para voltar a subir em 7 metros. Seguem-se várias secções laterais e verticais até ao fim da via. A saída da via faz-se no miradouro muito frequentado pelos turistas, que ficam surpreendidos com a nossa chegada. O local tem magníficas panorâmicas sobre o desfiladeiro e Puente Nuevo. O regresso é pelo caminho do lado direito até intersectar o percurso realizado na aproximação à via, que agora fazemos em sentido contrario até ao Bairro de La Ciudad. Se a opção foi estacionar o carro na Camiño de los Molinos (Cuesta del Cachondeo) então terá de descer o caminho até intersectar o caminho inicial perto da Puerta del Viento.


Croqui da Via Ferrata del Tajo de Ronda II | Escalerilla de La Muerte

Ficha técnica:
Ano de (re)construção: 2013
Iniciação: Sim (K1)
Tempo de acesso: 10 min
Tempo da ferrata: 20 min
Tempo de regresso: 7 min
Distancia equipado: 75 m
Distancia total c/acessos: 1 km
Desnível total: 50 m
Extra-prumos: Não
Pontes: Não
Tirolinas: Não
Época: Todo ano
Pago: Não

IMPORTANTE, por muito “acessível” que pareça uma via ferrata, a progressão deve-se fazer sempre utilizando um sistema específico de auto-asseguramento cuja principal caraterística é a capacidade de dissipar a altíssima energia que advém dos elevados factores de queda que se geram nos acidentes em ferratas.



Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictogrammeWaypoint Altitude 727 m
Photo de01.PLAZA MARIA AUXILIADORA Photo de01.PLAZA MARIA AUXILIADORA Photo de01.PLAZA MARIA AUXILIADORA

01.PLAZA MARIA AUXILIADORA

PictogrammeWaypoint Altitude 0 m
Photo de02.CAMIÑO PUERTA DE LOS MOLINOS Photo de02.CAMIÑO PUERTA DE LOS MOLINOS Photo de02.CAMIÑO PUERTA DE LOS MOLINOS

02.CAMIÑO PUERTA DE LOS MOLINOS

PictogrammeWaypoint Altitude 0 m
Photo de03.IZQ. PUERTA DEL VIENTO (PARKING) Photo de03.IZQ. PUERTA DEL VIENTO (PARKING) Photo de03.IZQ. PUERTA DEL VIENTO (PARKING)

03.IZQ. PUERTA DEL VIENTO (PARKING)

PictogrammeWaypoint Altitude 636 m
Photo de04.ARCO DEL CRISTO (PUERTA DE LOS MOLINOS) Photo de04.ARCO DEL CRISTO (PUERTA DE LOS MOLINOS) Photo de04.ARCO DEL CRISTO (PUERTA DE LOS MOLINOS)

04.ARCO DEL CRISTO (PUERTA DE LOS MOLINOS)

PictogrammeWaypoint Altitude 726 m
Photo de05.PNR PUENTE NUEVO Photo de05.PNR PUENTE NUEVO Photo de05.PNR PUENTE NUEVO

05.PNR PUENTE NUEVO

PictogrammeWaypoint Altitude 618 m
Photo de06.INICIO VIA (ESCALERILLA DE LA MUERTE) Photo de06.INICIO VIA (ESCALERILLA DE LA MUERTE) Photo de06.INICIO VIA (ESCALERILLA DE LA MUERTE)

06.INICIO VIA (ESCALERILLA DE LA MUERTE)

PictogrammeWaypoint Altitude 671 m
Photo de07.FIN VIA Photo de07.FIN VIA Photo de07.FIN VIA

07.FIN VIA

Commentaires  (7)

Vous pouvez ou sur cet itinéraire