Durée  2 days 4 hours 5 minutes

Publié 28 décembre 2015

Recorded décembre 2015

Vu 2031 fois, téléchargé 85 fois

près de Ilha Comprida, São Paulo (Brazil)

Cicloviagem Lagamar - SP (Solo)

Ilha Comprida / Cananéia
Todo esse trajeto é feito em estrada de areia, estrada de terra e pela própria praia. Com um belo visual, 100% plano. São cerca de 65 KM até Cananéia. Fiquei hospedado no Camping Bom Abrigo, simples mas com uma infraestrutura necessária para passarmos uma noite ao custo de R$ 30,00 por pessoa. Vá preparado tanto para passar a noite como para pedalar principalmente em estradas paralelas a praia, pois a incidência de borrachudos é intensa, e eles não perdoam. É essencial levar repelente.
Não vi nenhuma placa com indicação de caminho durante o circuito apesar de ser informado que as mesmas existiam.
Importante salientar que apesar de ser um trajeto fácil em relação a dificuldade física por ser predominantemente plano, esse trajeto quando feito debaixo de um sol forte e com um peso excessivo no bagageiro pode dificultar a vida de iniciantes.
Esse primeiro trecho foi muito bonito e agradável de ser feito!

Cananéia / Jacupiranga
Nesse trecho pegamos duas balsas. Pedalamos cerca de 8 km no asfalto e o restante até Jacupiranga é por terra. Um visual muito agradável, e nesse trecho temos a oportunidade de conhecermos a Cachoeira do Pitú, um lugar lindo, com bastante volume de água e uma grande área para bons mergulhos. Eles cobram uma taxa de visitação e conservação de R$ 5,00 e posso garantir que vale muito a pena. Esse trecho é o que tem mais subidinhas de todo o trajeto. São curtas e não íngremes, mas estão lá e mais uma vez vale lembrar que iniciante com muito peso no bagageiro e debaixo de muito sol, pode ter dificuldades. No mais é pedalar, curtir e admirar esse belo trecho.

Jacupiranga/Pariquera-Açu/Iguape/Ilha Comprida
Pedalaremos algo em torno de 70 km. Nesse trecho a predominância é plana com poucas sombras. O visual é super agradável, com muito verde e animais pelo caminho. De Jacupiranga para Pariquera-Açu são 14 km de asfalto. De Pariquera-Açu para Iguape são 8 km de asfalto e 38 km de terra. Esse trecho de terra é o mais “chato” para pedalar devido a grande quantidade de pequenas depressões consecutivas que existem em vários locais. De Iguape para Ilha Comprida, são 6 km em asfalto por ciclovias. Em Iguape vale a pena uma paradinha na Igreja matriz.

É um gostoso trajeto, de dificuldade física e técnica baixa.

Lembre-se, prudência sempre e bom pedal!
Information

Cachoeira do Pitu

Local para banho 5 reais

6 commentaires

• Photo de Andrea Gaudio

Andrea Gaudio 26 avr. 2016

Essa foi minha primeira cicloviagem, talvez por isso senti mais dificuldade no trecho de Iguape a Pariquera- Açu, devido às pedrinhas soltas no caminho, algumas bem grandes. Fiz o percurso em três dias, só que em sentido contrário,partindo de Ilha Comprida, parando em Pariquera-Açu, no segundo dia em Cananeia e no terceiro , de volta em Ilha Comprida.Valeram as dicas sobre os pontos de abastecimento de água e o Sol. Tem que estar preparado pra isso. Pra quem for fazer esta trilha, vale reservar um tempinho pra curtir a Vila De Pedrinhas, é muito charmosa e tem opções de pousadas. Na vila também há um ônibus circular, ( que aceita transportar bike), o que pode ajudar, caso alguém necessite).
    Muito show essa viagem!!

• Photo de Wagner Maia

Wagner Maia 13 déc. 2016

Olá Helio.
    Muito legal o pedal, parabéns.
    Também estou planejando realizar uma em breve.
    Por favor me de uma dica, como gravou esta trilha no wikiloc com mais de 01 dia sem parar ela?

Abraço.

• Photo de douglasengle

douglasengle 29 mars 2017

Olá, também gostaria de fazer esta viagem de bicicleta algum dia. Mas, uma pergunta: Tem ônibus de SP até Jacupiranga? Abraço.

• Photo de nostrahelios

nostrahelios 30 mars 2017

duglasengle não sei te informar, quando fui fiz SP Ilha Comprida

• Photo de jotas55

jotas55 18 juin 2017

Para quem tiver um pouco mais de tempo livre: https://www.youtube.com/watch?v=iw9Md4X_uOE&list=PLSVHdNw0EvB8Xgo1B5que1BHRdXDRJ_B2

• Photo de Wilson Simoes Todos Amigos

Wilson Simoes Todos Amigos 19 sept. 2018

I have followed this trail  vérifié  View more

Grande Hélio, valeu meu amigo , obrigado por compartilhar sua trilha, baixei e segui sem problemas.
    Assim como você eu optei em fazer trajeto no sentido horário, e fui todo trajeto litorâneo pela areia da praia, 50kms pela areia, pois a maré estava baixa e o clima muito agradável.
    Quase não vi sinalização portanto acho quase impossível fazer esse pedal sem um guia ou sem o tracklog.
    Valeu e abracos.
    Obrigado e gostei demais.