Durée  9 hours 42 minutes

Publié 17 janvier 2017

Recorded décembre 2016

Vu 1374 fois, téléchargé 9 fois

près de Barreirinhas, Maranhão (Brazil)

Cicloviagem feita no período da seca!! Neste período as dunas ficam muito secas e de difícil deslocamento. Dizem que na época das chuvas (fevereiro a maio) as dunas ficam duras, o que facilita muito o deslocamento. Por isso irei recomendar que seja feito a travessia no período das chuvas. Início do pedal (próximo a Mandacaru/Atins): 03/Dez/2016 as 10:30 com final as 9:30 hs do dia 04/Dez/2016. Descanso das 21:00 horas do dia 03/Dez/2016 até 03:00 horas do dia 04/Dez/2016.Tempo Total (incluindo descanso): 23 horas para (Parte 1 + Parte 2;Barreirinhas até Santo Amaro). Percurso total (Parte 1 + Parte 2): Total: 116 Km; sendo +- 30 Km de barco e +- 86 Km de pedal. Somente a lagoa dos caiçaras tinha água. O restante das lagoas estavam secas. São dezenas ou centenas de lagoas! Desta forma não precisei fazer desvios e usei o leito seco das lagoas para me deslocar durante a travessia dos lençois.Deslocamento de São Luiz para Barreirinhas feito de carro no dia 02/Dez/2016 à tarde. Contratei um guia local da Costa Leste Ecoaventuras, Zap +55 98 983074910; +55 98 33490658; +55 98 988861386; atendimento@costaleste.eco.br . No sábado dia 03/Dez/2016 iniciei o deslocamento de Barreirinhas até o início do pedal em Mandacaru/Atins através do Rio Preguiça usando um barco. Este percurso demora +- 2 horas.Desembarquei por volta das 10:30 da manhã e iniciei o pedal. O guia me acompanhou com uma Mountain Bike aro 26. Esvaziou o pneu, mas sofreu um pouco no empurra bike!.O começo foi através de estradas no continente e depois foi pela orla. Desta forma é importante verificar o gráfico das marés. Aviso: Acho importante por selante dentro do pneu.O leito das lagoas ficam secos nesta época e tem alguns arbustos que podem perfurar o pneu. Acho importante levar uma barraca de emergência (tipo papel laminado) pois não existe sombra no percurso. Completei a água na primeira pousada que avistei logo no início do pedal. Levei comigo +- 6 litros de água. O Sol estava de rachar durante todo o período. + 40 Cº . Usei um chapéu com proteção para nuca e camisa de manga comprida. Muitoooo filtro solar. Nos lençóis existem dois oásis. Um chama Baixa Grande e o outro Queimada dos Britos. Em todos dois você irá encotrar água, cerveja e abrigo. Passei primeiro pelo oásis de Baixa Grande (cheguei lá por volta +- 15:00 horas). No mesmo dia me desloquei até o outro oásis de Queimada dos Britos (este trajeto está no: "Lençois Maranhenses de fatbike - Parte 2; Queimada dos Britos até Santo Amaro"). Cheguei no segundo oásis já iniciando à noite ( +- 19:00). Descansei até as 03:00 da manha do dia 04/12/16. Iniciei o percurso até Santo Amaro às 04:00 horas do dia 04/Dez/2016 . Continua Parte 2 .......