-
-
143 m
31 m
0
11
22
43,36 km

Vu 4086 fois, téléchargé 83 fois

près de Abreu e Lima, Pernambuco (Brazil)

(OBS: Ainda não entendi o problema com o arquivo do GPS que está começando o perfil de elevação no meio da trilha).

Esta trilha, com mínimas alterações, foi baseada naquela realizada por Louri. Uma das mudanças foi percorrê-la no sentido anti-horário. O motivo foi que, neste caso, evita-se o trânsito na PE-016 num horário (provável) de fim da manhã, quando o fluxo de automóveis é maior, numa estrada asfaltada de maior velocidade dos veículos e sem acostamento, e onde não há sombras para proteger-se do calor da "lua".

A trilha começa no estacionamento do Aldeia Water Park, seguindo para a PE-016. Percorridos pouco mais de 7 km toma-se a estrada de terra, começando para valer a aventura. Daí para frente é uma sequência de matas e riachos razoavelmente preservados. Na encruzilhada do Ponto 1 adentra-se a primeira mata, depois de molhar os pés no Riacho do Barco, numa trilha cheia de curvas. Antes de começar a primeira subida, a mais simples do percurso e de uns 50 metros, é preciso descer um grande barranco e cruzar novamente o córrego. No alto, chega-se a uma estação da Petrobrás.
Seguindo por sobre o Gasoduto Nordeste chega-se à segunda descida. Ela assusta um pouco! Porém, toma-se uma trilha lateral que diminui a declividade e pode ser feita montado, na maior parte. Lá em baixo, novamente é preciso molhar o tênis na travessia do Rio Utinga. A subida também livra o gasoduto para ser mais fácil. Porém, a ladeira está cortada por inúmeras valas, dificultando sobremaneira a progressão. No alto, percorre-se um pasto, por sob uma linha da Chesf, até dobrar à direita, seguindo a estrada, até encontrar-se novamente com o a trilha do duto. Adiante, antes da última descida, há um mirante onde pode-se avistar Igarassu a uns 7 quilômetros.

O ponto 2 fica no Bar do Tonho, local indicado para recarregar as baterias numa macaxeira com bode guisado, depois ter se refrescado nas águas geladas e (ainda) transparentes do Rio Bonança. A trilha continua na borda sul da Mata da Pitanga até uma repressa no mesmo rio. As magrelas precisam ser carregadas para cruzá-la à jusante, pois o nível d’água ultrapassa o joelho. Na sequencia, começando a volta do percurso, sentido oeste, encontramos uma trilha bastante sinuosa e estreita, que por conta dos inúmeros tocos atravessando-a reduz a progressão.

Ao sair da mata chegamos ao pé da Ladeira do Gás. Aqui não tem jeito: não há trilha lateral e o ataque é frontal. Ela é tão íngreme que é preciso, as vezes, fazer um movimento cadenciado de empurrar a bike, frea-la, subir um ou dois passos; empurrar, frear, subir; empurrar, frear, subir... Do alto, descansando, vale a pena contemplar o vale do Rio Bonança que ficou para trás.

O tabuleiro de Pitanga II é uma reta interminável sem declividade, com pés de pitanga, acerola e jambo servindo de alameda, criando sombras que aliviam o calor do fim da manhã. Encontramos apenas uma opção de hidratação a cerca de 600 metros da entrada da mata da Reserva de Aldeia.

Só mais uma dica: não parece ser boa ideia realizar este percurso durante o inverno, porque o barro estará liso e as mutucas, muriçocas e outros vampiros com muita sede. Os 5 participantes consideraram a trilha como ‘Difícil’, mas uma das melhores que já percorreram.
Riacho do Barco
Bar do Tonho
Represa do Bonança
Rio Utinga

15 commentaires

  • davimorpheus 14 mai 2013

    Obrigado pelo roteiro da trilha, gostamos bastante da mesma.

  • Photo de HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE)

    HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE) 2 juin 2013

    Legal que gostaram!

  • Photo de Sérgio Cunha (Turma do Pedal - PE.)

    Sérgio Cunha (Turma do Pedal - PE.) 10 juil. 2013

    banho massa.... https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/matas-de-aldeia-pe-3940963/photo-1872808

  • Photo de Marcioamorim - MTB -

    Marcioamorim - MTB - 8 avr. 2014

    Haroldo se possivel gostaria do seu contato para pedalar com o grupo de vcs sou de vitoria de santo antao

  • Photo de gumaraes

    gumaraes 24 sept. 2014

    I have followed this trail  vérifié  View more

    Trilha muito boa, precisa de muita atenção, tanto nas descidas como tbm os pontos onde ela sai de estradas, recomendado no final de época das chuvas, muitos rios com água boa para banho, show

  • Photo de jonathas.personal

    jonathas.personal 24 sept. 2015

    Boa tarde Amigão, estou querendo fazer esta trilha mas estou com dificuldade na localização do inicio (sei onde é o Aldeia water Park mas nao consigo localiza-lo como ponto de partida em seu mapa) como tbm a PE 016 (fica mais ou menos em qual km da PE 027? Obrigado Mestre. (pretendo ir agora dia 26/09/2015)

  • Photo de HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE)

    HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE) 24 sept. 2015

    Olá Jonathan,
    Procure por "Estrada da Mumbeca" em Aldeia no Google.
    Vc vai sair do Aldeia WaterPark na direção de Recife. Quando chegar na primeira bifurcação de estrada asfaltada à esquerda, é ela, a PE16, ou Estrada da Mumbeca.
    Atenção nas decidas das ladeiras do gasoduto, porque os motoqueiros e a chuva cavaram valas perigosas.

  • Photo de jonathas.personal

    jonathas.personal 24 sept. 2015

    Obrigado Haroldo, sábado te dou notícias sobre a trilha, espero que der certo rsrsrsrsrsrs. Mais uma perguntinha, do ponto inicial ao ponto onde o wikiloc estar marcando como início fica muito distante? Obrigado!

  • Photo de HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE)

    HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE) 24 sept. 2015

    Fica sim.
    Sugiro vc baixar a trilha num pc e usar um programa, como o Trackmaker, p medir.
    Sugiro tb vc ir acompanhado, pois a trilha é difícil.

  • Photo de jonathas.personal

    jonathas.personal 24 sept. 2015

    Estava pensado em me guiar pelo wikiloc. Mas vou baixar o trackmaker pra ver se facilita, meu maior problema não é nem a distância e sim me perder rsrsrs

  • Photo de jonathas.personal

    jonathas.personal 25 sept. 2015

    O mapa está completo pelo trakemaker?

  • Photo de jonathas.personal

    jonathas.personal 25 sept. 2015

    Meu Zap é 987111511

  • Photo de jonathas.personal

    jonathas.personal 28 sept. 2015

    Bom dia Haroldo, fizemos a trilha... missão dada é missão cumprida. Excelente trilha, super recomendado. ha algumas alterações pois de 2013 pra cá a natureza mudou alguns caminhos, mas tranquilamente da pra fazer pelo seu mapa. infelizmente não consegui gravar a trilha toda pois meu celular descarregou, mas consegui registrar uma parte dela. Matas aldeia parte 1. Muito obrigado pelas orientações.

  • Photo de jonathas.personal

    jonathas.personal 28 sept. 2015

    I have followed this trail  View more

    A trilha ate os 25km parece facil, mas calma...!!!! o restante é Punk.

  • Photo de HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE)

    HAROLDO CAVALCANTI (Turma do Pedal-PE) 30 sept. 2015

    Olá Jonathas,
    Bom que vc gostou e deu certo. Pedalei bem próximo no domingo.
    Obrigado pela sua atenção.

You can or this trail